PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

13 de fevereiro de 2011

PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE AULA "EU ME LIXO PARA O LIXO!"

OS VÍDEOS ABAIXO FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO SEGUNDO E TERCEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO/2011, ATENDENDO AOS OBJETIVOS DO PROJETO DO GÊNERO TEXTUAL "PROPAGANDA" CIECIDADÃO: "EU ME LIXO PARA O LIXO"
CONFORME PROJETO ABAIXO

CIECIDADÃO: EU ME LIXO PARA O LIXO

Arlete Fonseca de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Rondonópolis

arlete.oliveira@roo.ifmt.edu.br

GT 04: Educação e Linguagens



CieCidadão: eu me lixo para o lixo integrou o projeto COLETA CIDADÃ, cujo objetivo foi estimular a comunidade escolar do Centro Integrado de Ensino, em Rondonópolis, a cultivar hábitos positivos em relação à separação e destinação correta do lixo reciclável. Para mobilizar um maior número de pessoas na comunidade escolar, de forma interdisciplinar e significativa, os alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio, divididos em grupos, na condição de jovens engajados no movimento em prol da coleta de lixo reciclável, produziram uma propaganda em vídeo, incentivando a comunidade escolar a fazer a separação do lixo em suas casas e depositá-lo no ponto de coleta da escola. A escolha do gênero deveu-se, entre outros motivos, à riqueza de elementos de linguagem não-verbal que (planejamento gráfico: cores, tipo de letra, imagens, distribuição dos elementos na página, relação entre imagem e texto verbal) podem ajudar significativamente o leitor no processo de compreensão do texto. A proposta permitiu que os alunos conhecessem a estrutura e os recursos linguísticos aplicados ao gênero textual bem como desenvolvessem habilidades em técnicas midiáticas, com ações concretas, interferindo no ambiente em que vivem. Para tanto, levou-se em consideração o domínio que eles já tinham em relação ao uso de ferramentas como movie maker, câmera fotográfica, Power point e outros. Na primeira etapa, depois de o gênero ter sido apresentado em sala de aula, os grupos pesquisaram sobre sua história e características. Em seguida, buscaram subsídios da técnica de composição e produção de vídeo com profissionais do ramo e em sites especializados. Houve troca de informações colhidas entre todos os grupos. Os vídeos produzidos foram apresentados aos alunos da escola no 2º Ciclo de Palestras (outro projeto da Língua Portuguesa), na reunião de pais, em blog e no you tube. A Apresentação das propagandas, além de cumprir o objetivo proposto, também incentivou alunos de outras séries a utilizar ferramentas tecnológicas para fins escolares e o exercício de cidadania. As produções podem ser vistas em http://praticasescrita.blogspot.com.br/2011/02/publicidade-da-campanhaeu-me-lixo-para.html.



Palavras-chave: propaganda audiovisual – coleta seletiva – tecnologia (GT 04- Educação e Linguagem)


Ana Carla, Ana Flávia, Anathálita, Hendyel, Isabella, Rafaela (3ºB - EM/CIE)



Fernanda Moussalem,


Beatriz, Bruna, Hadassa, Mariana, Renata, Renato, Yan






ISAURA VEHNER - TRCEIRO ANO - ENSINO MÉDIO/ CIE




ANNE CAROLINE, IZAURA VEHNER, OLÍVIA TERRA, RHAVENA ESTEVES E SAMARA
PERFETE







FERNANDA MOUSSALEM SEGUNDO ANO - E.M/CIE
   

POLLYANNA TAKENAKA
TERCEIRO ANO - E.M/CIE



ISABELA MAGOSSI,


POLLYANNA, DANIELE, DANIELA, THAÍS E NEZANDRA










   

0 comentários:

Postar um comentário