PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

7 de fevereiro de 2011

PROJETO "MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA E DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL EM RONDONÓPOLIS

APRESENTAÇÃO, JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS 
 MEIO AMBIENTE: coleta seletiva e destinação do lixo reciclável em Rondonópolis

     Este tema vem sim atender a objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas, sobretudo, vem atender a uma necessidade premente de se  dar, em Rondonópolis, a largada para cultivar na sociedade rondonopolitana, a começar pelos nossos alunos,  o hábito de utilizar os 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) em favor da limpeza de nossa cidade, da qualidade de vida do homem e do Planeta.
     Queremos contribuir para romper de vez com modelos e padrões de vida que não mais condizem com as exigências do homem do Terceiro Milênio, sobretudo, de crianças e jovens que já dão mostras de predisposição a adquirir novos hábitos e comportamentos frente a sociedade e meio ambiente.
       Precisamos nos mobilizar para reivindicar políticas públicas voltadas para a questão da coleta seletiva em nosso município, mas também devemos nos preparar para fazê-las acontecer.
       Diante disso, formar alunos solidários com problemas sociais e ambientais  e cientes de seu dever de cidadão em favor de uma sociedade mais humanizada e consequentemente mais justa é um dos objetivos do Centro Integrado de Ensino.                          
    
   Para tanto, nossa metodologia está respaldada nos 4 pilares da educação: CONHECER para ser movido a fazer; FAZER para se movido a conviver melhor; CONVIVER melhor  para ser movido a ser e Ser para persistir na marcha ascensional a que toda humanidade foi destinada. Enfim, queremos que nossos alunos sejam inteligentes o bastante para serem sensíveis, e sensíveis o bastante para serem éticos em suas ações e atitudes cotidianas.

PRIMEIRA FASE DO PROJETO
CAMPANHA ARRECADAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR USADO - REUTILIZAR É PRECISO



Imagem retirada da internet
O material coletado será doado ao Grupo Fraterno Francisco de Assis
 

                     Esta campanha será promovida na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2011, e o material arrecadado será destinado às crianças de comunidades carentes do Jardim Iguaçu, Bairro  São Sebastião, Cidade Alta e adjacências por meio de um Bazar Beneficente.
      Com essa doação, esperamos que nossos alunos, desde a mais tenra idade, percebam que gestos e atitudes muito simples podem contribuir para solucionar problemas de ordem social, porque estarão compartilhando com quem precisa; e de ordem ambiental,  porque estrão praticando 3 dos 5 Rs: repensar, reduzir e reutilizar.
  
    Assim, esperamos que todos os alunos, movidos por essa consciência, desde os da Educação Infantil até os do Ensino Médio, tragam, até 15 de fevereiro, materiais escolares, que não estejam utilizando, para serem utilizados por outras crianças e jovens.
     Para tanto, contamos também com a participação e colaboração dos pais que deverão motivar seus filhos à prática da solidariedade com o próximo e com o meio ambiente que agradecerá pelo respeito que lhe foi dispensado quando se praticou 2 dos 5 Rs: redução e reutilização dos bens de consumo.                                                                                                                                                          

SEGUNDA FASE DO PROJETO 

CAMPANHA DA COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL

As cores do lixo
      
     Esta campanha deverá ancontecer de modo contínuo e rotineiro. Enquanto isso, estaremos trabalhando a teoria relacionada ao tema meio ambiente em sala de aula, enfocando os subtemas de maneira interdisciplinar. 
Momento de Interação (Kobra)
      A arrecadação do lixo reciclável será doada ao KOBRA, uma entidade assistencial que atende a mais de 500 crianças de Rondonópolis,  distribuídas em 4 polos http://associacaokoblenzbrasil-kobra.blogspot.com/.                   

Mostra Cultural de Teatro -2010
  

     Para isso, mais uma vez contamos com os pais para serem co-participantes e co-responsáveis pela ação que deve tornar-se um hábito de todos os membros da família e , na medida do possível, para serem multiplicadores da ação, divulgando a campanha à vizinhança e a amigos.

       Daqui a alguns dias, estaremos divulgando a relação de materiais que estaremos coletando.
      A coleta é destinada ao Kobra que também desenvolverá o projeto com as crianças e pais da comunidade de seus respecivos polos.
Montamos 5 pontos de arrecadação:
1- CENTRO INTEGRADO DE ENSINO
2- kOBRA - POLO VILA OPERÁRIA
3- KOBRA - POLO VILA MINEIRA
4- KOBRA - POLO JARDIM CARLOS BEZERRA
5 - KOBRA - POLO CIDADE DE DEUS
 
 

A solidariedade é uma virtude tão natural que nem mesmo os que denominamos  irracionais escampam dela
  Colaborem!
    

0 comentários:

Postar um comentário