PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

Terceiro ano/2011

 
EXEMPLOS DE TEXTOS ACIMA DA MEDIA -
Tema
PÂNICO MORAL: ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA OU PARA CONTROLAR A SOCIEDADE PELO MEDO?

CRÔNICA

DOS VEGETAIS À VIOLÊNCIA
*Beatriz Zoti
Hoje acordei pensando do fim do mundo. Temia chegar a esse ponto. Mas pensei principalmente sobre as restrições aos alimentos e a violência que cerca o nosso país.   Sei que parece sem sentido. Vou explicar.                                        
Comecei me lembrando de quando eu era criança. Sempre pensava em ser vegetariana. Não só pelos animais, mas porque tinha verdadeira paixão pelos vegetais. Então, sem querer, a imagem de minha infância quase vegetariana sumiu da minha mente e lembrei-me de um texto de L. F. Pondé em que ele diz: “O mundo sempre se torna óbvio quando você aposta na imbecilidade disfarçada de bem comum. Pense o pior e torne-se profeta.” Foi pensando nesse pior e nessa imbecilidade disfarçada de bem comum que me lembrei de outra frase, dita em um episódio dos Simpsons: se uma vaca tivesse a chance, ela comeria você e todos os que você ama.      
Sabe? A morte de animais não tem me emocionado. Talvez algum tempo atrás eu ficasse com dó até das formigas que morressem. Hoje não.  A natureza é um espaço de violência, em que animais selvagens lutam pela sobrevivência e agem por instinto. O que me preocupa, e que realmente merece atenção, são as tragédias que têm acontecido diariamente com nossos irmãos, seres humanos. Enquanto existirem pessoas morrendo de fome e sofrendo diversas formas de violência, não devemos dar prioridade a cachorros de rua e vacas que vão para o abate.         
A violência no Brasil é deplorável. Muitas pessoas não sabem mais o que é tranquilidade. Vivem assombradas pelo medo, ansiedade, terror, insegurança, pânico. Estão assim porque outras pessoas, seres racionais e conscientes, parecem sentir prazer em vê-las nesse estado. Sabe? O ser humano evoluiu tanto. Em estudos, na medicina, em tecnologia... Mas... Pra quê?    
Apesar de tantos avanços, as pessoas ainda se sentem inseguras, sofrem. O pânico moral é um exemplo disso. O indivíduo se sente ameaçado por um perigo, real ou imaginário, e seu medo é amplificado por boatos que se espalham e geram uma onda de pânicos coletivos. Sabendo disso, muitas pessoas têm usado esses pânicos morais como estratégia de controlar a sociedade pelo medo, disseminando informações que visam mudanças rápidas e que muitas vezes são falaciosas.   
A mídia, que deveria ser responsável na hora de passar informação para a sociedade, cumprindo seu papel de promover conhecimento em prol do bem-estar e do progresso humano, apenas tem se preocupado com os próprios interesses. Poderia desempenhar um importante papel na promoção de valores humanos e da qualidade de vida, mas tem pregado a inversão de valores e também contribuído para a disseminação do medo.         
 A forma como muitas emissoras de TV cobriram a tragédia da Escola Municipal Tasso da Silveira deixa isso claro. Elas buscam elevar seus índices de audiência através do sensacionalismo e fazem uso do momento de fragilidade das pessoas como forma de conseguir entrevistas sem respeitar seus sentimentos.
 Por essas e outras razões, não me sensibilizo com a morte de animais, se esta for para matar a fome de um homem.  Posso dizer que assim como alguns se declaram vegetarianos por amor aos animais, outros podem se declarar carnívoros por amor aos vegetais. Deixemos de hipocrisia. Muitas pessoas têm usado o pânico moral como estratégia de controlar a sociedade pelo medo. Pense. Não podemos controlar o que os outros fazem, mas podemos controlar o que fazemos. Esse é o nosso poder.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           BEATRIZ ZOTTI 3.ano B - 2011

REPORTAGEM

PÂNICO MORAL
Profecia Maia, Fim do Mundo, 2012... Estratégias para controlar a sociedade pelo medo.
                                                                                                                         *TEXTO BEATRIZ ZOTTI
A crença de que o homem pode prever o fim do mundo, ou o futuro dele, é muito antiga, e isso todos já sabemos. O que intriga é o fato de que mesmo depois de todas as previsões feitas terem fracassado, ainda há campo fértil para novas profecias. E estas se firmarão até aparecerem outras as desmentindo. E cada uma tem um atrativo especial. Vejamos o que elas têm a ver com o Pânico Moral.                           
Pânico Moral é um tema talvez pouco conhecido, mas presente em nossa sociedade e que tem sido muito estudado por sociólogos. O indivíduo se sente ameaçado por um perigo, real ou imaginário, e seu medo é amplificado por boatos que se espalham e geram uma onda de pânicos coletivos. Sabendo disso, muitas pessoas têm usado esses pânicos morais como estratégia de controlar a sociedade pelo medo, disseminando informações que visam mudanças rápidas e que muitas vezes são falaciosas.   
Um pânico moral que se espalhou recentemente foi o da profecia Maia. Segundo o calendário desse povo, o mundo acabará em 2012. Filmes foram lançados, milhares de livros e revistas foram vendidos. Um verdadeiro “boom”. Todos queriam saber sobre essa nova profecia. Grande massa da população mundial se deixou levar por esse pensamento.              
   O articulista J. Loes, em seu artigo “2012, A Nova Data para o Fim do Mundo”, afirma: “Não há como ignorar os sinais de que o fim se aproxima: crise econômica mundial, gripe suína, aquecimento global, alterações no ciclo solar, guerras e desigualdade.” No entanto, Loes questiona: “É assim, misturando realidade com ficção e ciência com religião, que se criou a mais nova profecia para o fim do planeta. Mas o que há de real nessa confusão de história, astronomia, astrologia e religião?” É o que todos queremos saber. 
A civilização maia se destacou pela arquitetura e por seus sistemas astronômicos e matemáticos. O que poucos sabem é que os Maias não previram o Fim do mundo, e sim o início de um Grande Ciclo ou Era – como sempre faziam assim que um ciclo do seu calendário acabava. Isso torna 2012 apenas um ano de transição. Historiadores afirmam ainda que essa data possa estar errada devido a alguns erros nas conversões feitas para outro calendário, podendo acrescentar ou reduzir 50 anos da data estipulada.    
O fato que talvez poucos levem em consideração é o de que muitas pessoas acreditam veemente em tudo o que ouvem falar por aí. Isso se torna um problema porque algumas delas, dependendo das informações que recebem, começam apresentar estados de ansiedade e medo que se transformam em pânicos coletivos. O articulista P. Burke, em seu artigo “Pânico Moral”, diz que é a incerteza das pessoas que leva à difusão de rumores desse tipo.     Estratégias para mover a economia, vender livros, ou simplesmente controlar a sociedade pelo medo. Dão certo. As pessoas que espalham essas teorias não estão preocupadas em promover a qualidade de vida para a sociedade, querem ver como a população vai reagir e as mudanças que elas podem causar.                                                                                        
Pesquisadores afirmam que a Profecia Maia não é a primeira e está longe de ser a última que diz saber a data exata do fim do mundo. Elas resistem ao tempo e a razão, mas sempre terminam em fracasso. Teorias que preocupam, aterrorizam e, ao mesmo tempo, consolam. A única crença em comum, claro, é a de que o mundo terá um fim.

E SE...

A “PROFECIA MAIA” ESTIVER MESMO ERRADA?

Outros Pânicos Morais

SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, COMUNS...
No dia 22 de dezembro de 2012, teremos pessoas: Desoladas, pensando no que pode ter dado errado em seus cálculos; Aliviadas, por terem ainda algum tempo para viver; Indiferentes, por nunca terem acreditado na teoria. Mas, certamente, os fiéis à profecia encontrarão uma boa explicação e estipularão uma nova data para o “tão esperado” fim. Veremos teorias cada vez mais absurdas.
* EUA (1786) – pânico financeiro que surgiu depois de um surto de gripe equina e do colapso de um grande banco, resultou em depressão econômica.              
 *Europa (séc. XVI) – pânicos relacionados a bruxas resultaram em milhares de pessoas inocentes mortas.       
  * Loira do Banheiro, Homem do Saco, Bicho Papão – estratégias que muitos pais usam para controlar os filhos pelo medo. Também são pânicos morais.                               




PROPOSTA DE REDAÇÃO (UFG/2010)  2º BIMESTRE - VALOR 8,0
Instruções
A prova de redação apresenta três propostas de construção textual. VOCÊ DEVERÁ ENTREGAR ATÉ 05 DE MAIO DE 2011 O TRÊS TEXTOS  EM SALA DE AULA.
A – Reportagem
B – Crônica
C – Carta de leitor
O tema é único para os três gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. A fuga do tema ou cópia da coletânea anulam a redação. A leitura da coletânea é obrigatória e sua utilização deve estar a serviço do seu  texto.   Independentemente do gênero escolhido,  a redação NÃO deve ser assinada.
Tema
PÂNICO MORAL: ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA OU PARA CONTROLAR A SOCIEDADE PELO MEDO?
1. PÂNICO MORAL
        Pânicos coletivos – ou “pânicos morais”, como alguns sociólogos os denominam – são um fenômeno comum,talvez até comum demais. […] Ocasionalmente o perigo é imaginário, como na onda de pânicos relacionados a bruxas que se espalhou pela Europa nos séculos 16 e 17 e resultou na morte de milhares de pessoas inocentes.   […]  Já em outras ocasiões o perigo é real,  e não  imaginário,  mas os boatos servem para amplificá-lo, como no caso da praga que se abateu sobre a Europa em 1348 e retornou em diversas ocasiões. [...]
Na esfera econômica, um pânico pode bastar para produzir os efeitos cuja possibilidade desperta o medo das pessoas, para começar. Um exemplo vívido – e que oferece paralelos desconfortáveis com relação à situação presente – é o pânico financeiro que tomou os EUA em 1873. A crise surgiu depois de um surto de gripe equina e do colapso de um grande banco (o Jay Cooke & Co.) e resultou em uma depressão econômica que durou alguns anos.
Em casos de pânico coletivo, é comum que surja uma busca por bodes expiatórios. Em outras palavras, grupos ou até mesmo indivíduos são culpados por situações que resultam, ao menos em parte, de debilidades do sistema econômico, social ou político. [...]
Histórias sobre complôs são tema recorrente nos pânicos. Esses complôs são em geral atribuídos a grupos que já foram descritos como “demônios folclóricos”. Em outras palavras, pessoas são alvo de preconceitos em determinadas culturas – os católicos (em culturas protestantes), os judeus, os jesuítas, os aristocratas, os banqueiros (de olhos azuis ou de olhos castanhos), os maçons ou os comunistas. São grupos suspeitos de conspirar para envenenar,   infectar, queimar,  sequestrar ou empobrecer as pessoas comuns ou para promover um golpe de Estado ou uma revolução. [...]
Histórias sobre vilões que envenenam os reservatórios de água ou satanistas que torturam e matam crianças estão em circulação há muitos séculos (pelo menos desde o século 14). Nesse contexto, não parece irracionável falar em surtos de paranoia coletiva, desde que não descartemos os pânicos como completamente irracionais, patológicos ou absurdos. Pode haver bons motivos para uma atmosfera de pânico ou incerteza que leve à difusão de rumores desse tipo.
Os pânicos podem representar reação excessiva, mas são reação a um problema real. […] Será possível encontrar um caminho intermediário entre ignorar ameaças reais e sucumbir a pânicos coletivos? Os meios de comunicação têm papel importante a desempenhar quanto a isso.
                            BURKE, P. Folha de S. Paulo, São Paulo, 3 mai. 2009, p. 5.  UFG/CS                                                                            

2. From: G. F. L. D.
To: [EMAIL PROTECTED]
Send: Sunday, september 08, 2002 11:42 PM
Subject: [Policia-br] SEGURANÇA PÚBLICA E “PÂNICO MORAL”
O PÂNICO MORAL
A expressão “pânico moral”, utilizada por cientistas sociais, é pouco conhecida do público em geral. O conceito pode conotar, por exemplo, o pânico ou reação exacerbada a desvios de conduta ou ilícitos, supostamente capazes de ameaçar a “ordem moral” dominante. Mensagens indutoras de pânico moral podem ser disseminadas pela mídia, tendo sua origem em indivíduos ou grupos interessados em mudar normas coletivas ou práticas sociais, estando para tanto dispostos a compelir os demais a aceitarem tais mudanças, mesmo sob um clima de medo coletivo e perplexidade.
Os cientistas sociais que tratam do tema, via de regra, estão mais interessados com o fenômeno da dinâmica das mudanças sociais e das estratégias da sua promoção, do que propriamente com a validade de postulações indutoras do “pânico moral”. A consciência crítica da nação, ao contrário, deve examinar cuidadosamente o mérito dessas postulações indutoras de mais um tipo de pânico. [...]
Um exemplo bastante atual da disseminação do pânico moral no Brasil é a vinculação de uma alegada falência do Estado em relação ao crime e à violência praticados por jovens. Tomados como causas dessa situação, são denunciados o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os ditames do artigo 228 da Constituição Federal quanto à idade mínima de responsabilidade penal (18 anos). Segundo o conteúdo dessas mensagens, o ECA supostamente minaria a autoridade policial, enfraquecendo o Estado e servindo de estímulo para a delinquência entre os jovens brasileiros, “não tão inocentes” com idades menores que 18 anos.
A grande discussão gerada entre proponentes do pânico moral e seus oponentes não pode resolver, entretanto, no aqui e agora, questões prementes e que requerem ações imediatas da gestão da defesa social e segurança pública: é a chamada “ética da urgência”. Assim é em relação aos jovens de risco que estão delinqüindo agora nas ruas, aos traficantes que neste exato momento fazem suas transações ilícitas e aos internos do sistema prisional que seguem coordenando seus crimes de dentro das prisões. É no equilíbrio entre medidas reativas, necessárias e imediatas, com a implementação articulada de   políticas de médio e longo prazos para a defesa social e a segurança pública,  que o Estado revelará sua competência na gestão de  tão  importantes questões de interesse público.
DANTAS, G. F. de L. O pânico moral. Disponível em: <http://www.mail-archive.com/policia br@grupos.com.br/msg09576.html>.  Acesso em: 16 out. 2009.

3. E A DISCUSSÃO AMBIENTAL CHEGA À COZINHA
Tenho saudades de uns poucos anos atrás, em que as previsões sobre o aquecimento global eram modestas, algo como 0,5 a 1 ºC em um século.  Já em 2007,  o Painel  Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) estimava um aumento de 1,5 a 4 ºC no mesmo período. Em setembro de 2007, o Centro Hadley, no Reino Unido, com base em estudos sobre clima, previu aumento de temperatura de até 8 ºC.
Mas não em um século, e sim em 50 anos. Então talvez o aquecimento acabe sendo superior a 8 ºC, e em um período inferior a 50 anos. O problema deixou de ser daquele bisneto(a) que você provavelmente não iria conhecer mesmo, e passou a ser uma ameaça para você e para todos nós. Não é à toa que as seguradoras apoiaram o IPCC e outros grupos de pesquisa.
Elas querem saber o que vem pela frente e quanto vai custar a trombada. […] A discussão pode estar algo atrasada, mas é saudável e muito instrutiva. Um dos aspectos mais importantes desse debate é que ele cria uma cultura de inventário e diagnóstico: as empresas estão se capacitando para inventariar suas emissões e discutindo custos e estratégias de redução.
De fato,  o marketing ecológico parece  ter se  tornado obrigatório e alastrou-se como uma praga.  Já reparou como, por todo lado, as petroleiras viraram companhias de energia, os bancos agora são do planeta e as montadoras reinventam caminhos,  embora para os mesmos carros,  alguns cada vez mais verdes,  e amarelos?
Será que, juntando todo o material impresso das campanhas publicitárias que exibem folhas, árvores, mato ou floresta, daria para recobrir o que se queimou da floresta amazônica?
GUIMARÃES, J. R. D. E a discussão ambiental chega à cozinha. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/155082>. Acesso em: 20 out. 2009. [Adaptado].

4. 2012, A NOVA DATA PARA O FIM DO MUNDO
No dia 21 de dezembro de 2012, um raro alinhamento do Sol com o centro da Via-Láctea dará início a uma série de eventos desastrosos. São esperados terremotos, dilúvios, pragas e distúrbios eletromagnéticos que culminarão com o fim dos tempos. Não há como ignorar os sinais de que o fim se aproxima: crise econômica mundial, gripe suína, aquecimento global, alterações no ciclo solar, guerras e desigualdade. A tese catastrofista se espalha e avoluma, incendiada pela internet, e há quem acredite piamente que até 2012 o mundo irá, mas de lá não passará. Até Hollywood embarcou na onda e lança uma produção milionária em novembro explorando o tema. A origem distinta para previsões coincidentes seria a prova cabal para o fim trágico da humanidade. O rol de tragédias identificadas com a data está escrito em profecias das mais variadas culturas: oráculos romanos e gregos, o calendário maia, textos de Nostradamus, a Bíblia,  o I Ching e até um programa de computador que filtra a internet atrás de tendências de comportamento.
É assim, misturando realidade com ficção e ciência com religião, que se criou a mais nova profecia para o fim do planeta. Mas o que há de real nessa confusão de história, astronomia, astrologia e religião?
     LOES, J. IstoÉ, São Paulo, 13 mai. 2009, p. 70-71. 

5-

Disponível em: <http://images.google.com.br/imgres>.  Acesso em: 6 nov. 2009.

6. A CARNE ÉTICA
Há algum tempo, uma charge nesta Folha desenhava o horror de uma pessoa que, coberta de sangue, comia um pedaço de carne num restaurante. O garçom, coitado, envergonhado, dizia ao consumidor da carne algo como: “Aqui não é permitido comer carne”. Os vizinhos de mesa, todos com suas alfaces no prato, olhavam estarrecidos para o prato e a mesa do sanguinário homem.
A cor vermelha de sangue, no guardanapo, amarrado no pescoço da figura animalesca do carnívoro, traía sua insensibilidade para com o sofrimento da picanha em meio à batata frita. Algum tempo depois, por conta do debate acerca da forma fascista que assumiu, entre nós, a lei contra o tabaco em locais públicos, eu dizia nesta coluna que em breve essas pessoas “conscientes” (tenho desenvolvido um horror todo peculiar por pessoas “conscientes”) iriam perseguir os carnívoros.
Muitos leitores, revoltados com minha retórica abusiva, acusaram-me de exagerar e contaminar um problema de saúde pública, cientificamente comprovado, com absurdos do tipo “fechamento compulsório de churrascarias“. E quando provarem que “carnívoro” é problema de saúde pública? Já vem por aí a “segunda-feira contra os carnívoros“.
“Waaal“, diria o sábio Paulo Francis. O mundo sempre se torna óbvio quando você aposta na imbecilidade disfarçada de bem comum. Pense o pior e torne-se profeta. Agora, chegamos na hora de debater os direitos dos frangos, porcos e bois. Chegaremos aos piolhos? O debate se dá em duas vertentes, como bem dizia esta Folha alguns dias atrás, por conta da visitação da “Santa Alimentação” aos frigoríficos brasileiros.
Os europeus, esses cidadãos tão evoluídos e preocupados com um mundo melhor, exigem de nós frigoríficos “humanistas“.
Mas quais são as duas vertentes do debate acerca do humanismo animal? De um lado do ringue os moderados, ONGs a favor do abate sem sofrimento, com formas confortáveis de transporte e abate (resumido na máxima “Por uma carne ética!”), e do outro lado, os seguidores radicais do filósofo Peter Singer, um utilitarista radical. Como todo utilitarista, ele identifica o “bem” com a minimização do sofrimento.
“Uma ética de merceeiro inglês”, dizia Marx. Esses “radicais”, parceiros de Singer, se autodenominam “abolicionistas” contra o “especismo”. O que é “especismo”? É uma forma de racismo contra os animais. Especista é quem acha que os seres humanos têm mais direitos do que, digamos, camundongos, porcos e baratas. E os piolhos?
Vamos concordar que torturar animais é feio, apesar de que grande parte da vida esteja sustentada na necessidade da tortura de alguns seres para que outros continuem a respirar. Também vejo nos olhos dos meus cachorros a docilidade de quem veio ao mundo para sofrer, aliás como todos nós, vítimas do nascimento. Mas ainda aprecio suculentas picanhas. O que fazer, eu sou incoerente mesmo, amo meus cachorros, mas sou indiferente aos pobres bezerrinhos.
Imagino que essas pessoas “conscientes” em breve proporão tratamentos de choque para pessoas degeneradas como eu. Tombarei gritando pelo direito às churrascarias. Por que essas pessoas “conscientes” não falam dos direitos das rúculas em continuarem, de forma singela, a fazer fotossíntese? Onde está a consciência deles quando torturam seres inocentes como as berinjelas, trituradas entre nossos dentes horrorosos?
Não há dúvida de que há algo de monstruoso na humanidade, mas o que me espanta nesses “conscientes” é a cegueira para o fato de que a natureza não seja um mar dócil, mas sim um espaço de violência.
Esses caras são uns bobos que nunca viraram gente grande, por isso,  eles gritam por aí  “rats have rights”. Gente grande sabe que a felicidade não faz parte dos planos da natureza. O que escolher? A carne ética ou a rúcula santa? Um dia vão sair correndo dando pauladas em quem não se converter à “Santa Alimentação”.
PONDÉ, L. F. A carne ética.  Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1210200916.htm>.  Acesso em: 20 out. 2009.UFG/CS                                                                             

7. QUE MEDO
Contrariando um clichê muito difundido pelo senso comum, ter medo não significa ser covarde. Covardia é, sim, não ter coragem de reagir. O medo, assim como outras emoções primárias, está inscrito no código genético de muitos seres vivos, inclusive no dos humanos. Sua função é “avisar” o organismo dos perigos. Em geral, por tanto, o medo é benéfico – somente quando é excessivo (em casos patológicos de pânico, fobia) pode ser prejudicial. Por outro lado, uma pessoa totalmente destemida não teria vida longa: atravessaria a rua no sinal vermelho, cairia ao se debruçar na janela ou não hesitaria em enfrentar um leão. Sob o efeito do medo, aumentam a atenção e a velocidade de reação. As batidas do coração aceleram, a pressão sanguínea sobe, os açúcares inundam o sangue e aumentam as secreções da glândula suprarrenal e da parte anterior da hipófise. Esse terremoto psicofísico prepara o corpo para lutar, fugir, imobilizar-se ou fingir não temer. […]
Por trás dos estados de ansiedade há, muitas vezes, tormentos inconscientes que amplificam os medos normais e levam à perda do controle. Há ainda situações em que nossa própria capacidade de prever perigos nos faz cair em armadilhas do falso alarme e de uma ansiedade que brota de ameaças imaginárias.  […] Lidar com nossas assombrações – sejam elas concretas ou  fictícias – é um processo de aprendizagem,  que  implica a aquisição de autonomia e amadurecimento, construídos no contrato com o outro.
FERRARIS,A.O. Que medo. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/que_medo>.  Acesso em: 20 out. 2009.

8. QUEM TEM MEDO DO POLITICAMENTE INCORRETO?
Há algum tempo uma polêmica inusitada surgiu nas páginas da imprensa norte-americana. O debate girava em torno do nome da tradicional história infantil, “A Branca de Neve e os Sete Anões”. Tomados pela voga do politicamente correto, alguns críticos reclamaram da nomenclatura “sete anões” e acabaram por propor uma saída à altura: “Branca de Neve e os sete verticalmente comprometidos”, esquecendo que a própria Branca de Neve também poderia ser entendida como uma ofensa a todos aqueles que não fossem brancos, como a neve. [...]
Folclore ou não, essa história está de volta, agora no Brasil, com a publicação, pela Secretaria dos Direitos Humanos, da cartilha “Politicamente Correto & Direitos Humanos”. Distribuído pela primeira vez em 2004, na Conferência Nacional dos Direitos Humanos, o material voltou à cena no começo do mês de maio, em novo seminário sobre o tema. [...]
Mas nada como recorrer à própria cartilha e tomar alguns de seus verbetes. Comecemos com uma coincidência: o verbete “Anão”. Na definição da cartilha ficamos sabendo que “as pessoas afetadas por nanismo são vítimas de um preconceito particular: o de sempre serem consideradas engraçadas. Não há nada de especialmente engraçado em ter baixa estatura, fato que não torna ninguém inválido nem diminui sua dignidade”. Ou seja, toma-se a forma pelo conteúdo e chegamos a uma espécie de beco sem saída. Qual seria a conclusão: trocar anão por nanismo ou por “verticalmente comprometido”? […] O mesmo ocorre com termos que carregam duplo sentido. “Bárbaro”, por exemplo, deve ser condenado, pois é sinônimo de cruel, grosseiro, incorreto, malvado, rude e violento ... é fato que o etnólogo Claude Lévi-Strauss teria uma vez dito que “bárbaro é aquele que acredita na barbárie”, mas e o uso oposto? Como incluir na cartilha uma opção para o outro contexto linguístico, quando bárbaro é aquele que pratica atos, digamos assim, geniais? [...]
Se a intenção da cartilha não é cercear, mas fazer refletir, seria preciso inserir esses termos em contextos e mostrar como adquirem sempre muitos sentidos. Definitivamente não é hora de nos fiarmos em nomes... A filosofia da cartilha lembra uma passagem de Lewis Carrol, em “Alice no País das Maravilhas”. Alice precisa beber do líquido de uma garrafa para ficar pequena e passar por uma porta ainda mais diminuta. No entanto, em vez de uma garrafa, Alice encontra duas, com um mesmo rótulo que diz “beba-me”. Mas o pior é que Alice descobre que seus efeitos serão opostos: enquanto o líquido de uma garrafa a fará crescer, e muito (impossibilitando assim sua passagem), o outro a deixará pequena e com direito a ganhar o passaporte de entrada para seu novo mundo. E é exatamente nesse momento que se trava o seguinte debate: “Como posso saber qual das garrafas escolher se os rótulos são iguais?”, pergunta Alice.  Ao que Humpty-Dumpty responde:  “Aquele que acredita em rótulos, no mais das vezes se engana”. Não estamos para entrar no País das Maravilhas, mas andamos de certa maneira fisgados pelos rótulos e seu poder de encantar.
SCHWARCZ, L. M. Quem tem medo do politicamente correto? Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1505200511.htm>.  Acesso em: 20 out. Disponível em: <http://oglobo.com/blogs/arquivos_upload/2009/06/2992850-fim-do-mundo1.jpg>. Acesso em: 16 nov. 2009.

AS TRÊS PROPOSTAS DEVERÃO SER ELABORADAS E ENTREGUES NUMA FOLHA ESCRITA A CANETA.
Reportagem
A reportagem é um gênero discursivo que se caracteriza por apresentar informações sobre temas específicos. Tem por objetivo transmitir ao leitor informações novas, objetivas (que possam ser constatadas) e precisas sobre fatos, personagens, ideias e produtos relevantes, com a finalidade de contribuir para formar sua opinião. Seus leitores são as pessoas que procuram se manter informadas e não se satisfazem, apenas, com a leitura das notícias diárias, mas procuram explorar de modo mais aprofundado os vários aspectos associados a um determinado acontecimento. Pode ter caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os e orientando os leitores.
Suponha que você seja repórter de um jornal e é escolhido para escrever uma reportagem num suplemento semanal do jornal dedicado à discussão acerca da previsão do fim do mundo para 2012. A ideia de produzir uma reportagem surge da repercussão de uma notícia sobre a previsão do fim do mundo veiculada pelo próprio jornal. Sua reportagem, além de apresentar informações, dados e depoimentos sobre o fato (quando, como, por que o mundo vai acabar em 2012), deve, com base na coletânea, discutir o tema Pânico Moral: estratégia para a promoção da qualidade de vida das pessoas e/ou forma de manipulação da sociedade?

Crônica
A crônica é um gênero discursivo no qual, com base na observação e no relato de fatos cotidianos, o autor manifesta sua perspectiva subjetiva, oferecendo uma interpretação que revela ao leitor algo que não é percebido pelo senso comum. Assim, o objetivo da crônica é discutir aquilo que parece invisível para a maioria das pessoas. Também, visa divertir ou levar à reflexão sobre a vida e os comportamentos humanos. A crônica pode apresentar elementos básicos da narrativa (fatos, personagens, tempo e lugar) e tem como uma de suas tendências tratar de acontecimentos característicos de uma sociedade.
Com base nessa tendência, escreva uma crônica para ser publicada em uma revista semanal, discutindo as formas de disseminação do medo na sociedade atual. Procure fazer reflexões fundamentadas em fatos relacionados à violência urbana, ao aquecimento global, às restrições aos alimentos, aos vícios, aos usos da linguagem etc. Por meio do relato e da discussão desses fatos, revele aos leitores da revista as relações contraditórias que compõem as estratégias de produção do Pânico Moral: promover a qualidade de vida ou controlar a sociedade pelo medo.
                                                                            
 – Carta de leitor

A carta de leitor é um gênero discursivo no qual o leitor manifesta sua opinião sobre assuntos publicados em jornal ou revista, dirigindo-se ao editor (representante do jornal ou da revista) ou ao autor da matéria publicada (quando o seu nome é revelado). Por ser de caráter persuasivo, o autor da carta de leitor busca convencer o destinatário a adotar o seu ponto de vista e a acatar suas ideias por meio dos argumentos apresentados.
Diante da discussão gerada entre proponentes do pânico moral e seus opositores, escreva uma carta de leitor para ser publicada em um jornal ou em uma revista de circulação nacional. O objetivo é divulgar sua opinião sobre as consequências da produção do pânico moral e convencer os leitores de que a posição defendida por você é mais adequada. Para isso, selecione dados da realidade e da coletânea para compor seus argumentos na defesa do ponto de vista quanto à divergência de opiniões acerca do pânico moral. Por meio da defesa e da refutação de ideias, você deve persuadir os leitores a aceitarem o Pânico Moral como estratégia para promoção da qualidade de vida ou como forma de limitar a liberdade das pessoas pelo medo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMENTÁRIOS A RESPEITO DAS PROPOSTAS

1- Vejam como a  UFG (Universidade Federal de Goiás) valorizou o reconhecimento dos gêneros discursivos, no caso, a reportagem, a crônica e a carta de leitor.
A primeira proposta (reportagem) trata-se de um texto informativo - a opinião aparece por meio da polifonia (testemuhos/depoimentos de terceiros).
A proposição exige que o candidato produza um texto jornalístico com dados e depoimentos (polifonia = segundo Mikhail Bakhtin é a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam) para discutir o tema PÂNICO MORAL: ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA OU PARA CONTROLAR A SOCIEDADE PELO MEDO?
A segunda proposta exige a construção de uma crônica. Nesse caso, o candidato deve, sob uma ótica subjetiva, abordar as formas de disseminação do medo atualmente.
Acredito que os candidatos possam, diante do enunciado, tanto produzir uma  crônica argumentativa quanto narrativa. (lembram dos dois exemplos que mostrei em sala?)
A terceira proposta propôs a produção de uma carta de leitor que deve ser endereçada a um editor ou
a um articulista de um jornal ou revista para defender ou refutar as ideias propostas pelo tema PÂNICO MORAL: ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA OU PARA CONTROLAR A SOCIEDADE PELO MEDO?

0 comentários:

Postar um comentário