PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

MEIO AMBIENTE - FILMES E OUTROS

A HISTÓRIA DAS COISAS (LEGENDADO)
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/3c88_Z0FF4k?rel=0" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>

A HISTÓRIA DAS COISAS - PARTE 1 - DBLADO
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/ZpkxCpxKilI?rel=0" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>


A HISTÓRIA DAS COISAS - PARTE 2   - DUBLADO
<iframe title="YouTube video player" class="youtube-player" type="text/html" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/ZgyNw5pIXE8?rel=0" frameborder="0" allowFullScreen></iframe>


Resenha de "A história das coisas"

Texto retirado de http://dvgcoesmntsemlmts.blogspot.com/2009/10/resenha-de-historia-das-coisas.html

Nos núltimos anos, a questão ambiental ganhou extrema força. A humanidade começa a criar a consciência de que todos os nossos atos, sem exceção, têm alguma consequência, direta ou indireta. Nesse período, muito se discutiu, alarmou e analisou sobre o que estamos fazendo com o nosso próprio planeta. Isso gerou questionamentos, sendo alguns deles mostrados no vídeo "A história das coisas".

No vídeo, há uma certa crítica sobre o consumismo excessivo que faz a produção de lixo e demanda de matéria-prima, principalmente nos Estados Unidos, ser extremamente alta. Até aí não há problemas. Realmente a produção de lixo e demanda de matéria-prima são um dos problemas que devem ser solucionados, ou pelo menos amenizados. Porém, se equivocaram ao culpar o governo e as grandes corporações por tudo isso. Não que estes estejam fazendo a sua parte, mas não se pode jogar toda culpa neles. Todas as empresas têm como objetivo o lucro. É por isso que a todo momento estão criando coisas novas e jogando propagandas atrás de propagandas para o povo. É para vender mais. Se não fizer isso, quebra. Apenas é uma questão de sobrevivência. Infelizmente, isso também se aplica à mídia. Ela deveria ter como objetivo informar as pessoas, mas isso está perdendo espaço para as coisas que dão audiência e, indiretamente, também dá lucro. O governo, hoje, também não tem muito o que fazer. Ele não pode simplesmente ignorar as grandes empresas. Se fizer isso, o Estado quebra. A economia depende do rendimento dessas empresas.

Vendo assim, parece que não há soluções, mas existem. Primeiramente não deveríamos nunca nos deixar influenciar por tudo o que vemos na mídia. Devemos ter um senso crítico de tudo o que nos cerca, para que possamos fazer as coisas de forma consciente. Para isso, devemos ter uma boa educação, tanto em escolas, quanto em casa. Se este passo for dado, o segundo fica mais fácil. Todos nós devemos fazer a nossa parte. Se todos fizessem a sua parte, sem se preocupar se o governo ou as grandes empresas também estão, com certeza ajudaria. Não somos tão impotentes quanto imaginamos ser. Temos o poder de mudar as coisas, sim. Uma outra saída, a que parece mais palpável, seria transformar a questão ambiental em algo rentável. Fazer com que preservar o planeta fosse algo lucrativo seria realmente efetivo. Com certeza as empresas se esforçariam mais para cuidar melhor do mundo e os avanços seriam tão grandes quanto os saltos da tecnologia hoje em dia. O crédito de carbono pode ser um começo. Talvez algo na mesma logística voltada para empresas e para qualquer área ambiental - não apenas à emissão de gás carbônico - permitiria tais avanços.

O vídeo é muito simplista nos seus argumentos. Em alguns trechos, é tão alienista quanto a mídia que ela tanto critica. Talvez esse tom alarmante seja necessário para que todos acordem e façam alguma coisa. Se não for tão incisivo, os resultados são praticamente nulos. É isso o que importa. Conscientizar as pessoas de que precisamos de mudança o quanto antes. Não podemos mais protelar, pois a situação está cada vez mais crítica.

0 comentários:

Postar um comentário