PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

5 de fevereiro de 2011

PROJETO COLETA CIDADÃ - EU ME LIXO PARA O LIXO


DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT



Arlete Fonseca de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Rondonópolis

arlete.oliveira@roo.ifmt.edu.br

GT05: Educação e diversidades



Teoria relacionada a situações sociais concretas, sobretudo com público-alvo determinado , torna a aprendizagem mais significativa, contribuindo com a formação de sujeitos preparados para o exercício da cidadania. O Projeto Destinação do lixo reciclável na cidade de Rondonópolis-MT objetivou, ao mesmo tempo, apoiar a iniciativa do Kobra Recicla Rondonópolis e a cultivar na comunidade escolar do Centro Integrado de Ensino, em Rondonópolis, hábitos positivos em relação à separação e destinação correta do lixo reciclável. Contamos com o envolvimento de todos segmentos da escola. Coordenadores e diretora apresentaram o projeto aos professores na semana pedagógica, colhendo sugestões para a execução; dispuseram coletores no pátio; divulgaram-no em reuniões de pais, no site da escola e na mídia. Os professores, interdisciplinarmente, planejaram as aulas, contemplando o tema, articulado com conteúdos de sua disciplina; incentivaram alunos a manter a boa qualidade do material reciclável, a fazer o papel de formadores de opinião, divulgando a prática dos 5 Rs (respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Os alunos se organizaram para manter limpas as salas e o pátio; realizaram palestras de motivação e arrecadaram material escolar usado para ser doado a bazar beneficente. Os encarregados da limpeza receberam o material, destinando-o ao ponto de coleta na escola. Paralelamente, os pais apoiaram ações dos filhos. O material reciclável coletado foi, semanalmente, transportado ao Kobra que se encarregou de comercializá-lo, revertendo os recursos aos projetos da entidade. Na culminância, foram apresentados 68 “subprojetos” elaborados de acordo com as normas científicas numa exposição escrita e oral no anfiteatro.O projeto contribuiu com o destino correto de 30 toneladas de lixo reciclável; os alunos aprenderam a prática do trabalho em equipe; perceberam a importância do diálogo para convivência harmônica; praticaram o exercício da pesquisa, da leitura e da escrita. Praticaram a oralidade, expondo os resultados ao público escolar; lidaram na prática com programas de computador (Excel, Windows, Power-point, movie-maker), entre tantos outros impactos socioeducativos positivos.



Palavras-chave: cidadania – meio ambiente - pesquisa

Olá, pessoal!!
Vamos ser parceiros nesta jornada!
Vamos todos selecionar o lixo reciclável da escola e de casa para doá-lo ao KOBRA, uma instituição que faz um trabalho maravilhoso  com mais de 500 crianças de Rondonópolis.



Figura 1  Daniela Felipe, Daniele Sávio, Nezandra Polles e Pollyanna Takenaka. Fev. 2011




0 comentários:

Postar um comentário