DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT
Arlete Fonseca de Oliveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Rondonópolis
arlete.oliveira@roo.ifmt.edu.br
GT05: Educação e diversidades
Teoria relacionada a situações sociais concretas, sobretudo com público-alvo determinado , torna a aprendizagem mais significativa, contribuindo com a formação de sujeitos preparados para o exercício da cidadania. O Projeto Destinação do lixo reciclável na cidade de Rondonópolis-MT objetivou, ao mesmo tempo, apoiar a iniciativa do Kobra Recicla Rondonópolis e a cultivar na comunidade escolar do Centro Integrado de Ensino, em Rondonópolis, hábitos positivos em relação à separação e destinação correta do lixo reciclável. Contamos com o envolvimento de todos segmentos da escola. Coordenadores e diretora apresentaram o projeto aos professores na semana pedagógica, colhendo sugestões para a execução; dispuseram coletores no pátio; divulgaram-no em reuniões de pais, no site da escola e na mídia. Os professores, interdisciplinarmente, planejaram as aulas, contemplando o tema, articulado com conteúdos de sua disciplina; incentivaram alunos a manter a boa qualidade do material reciclável, a fazer o papel de formadores de opinião, divulgando a prática dos 5 Rs (respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Os alunos se organizaram para manter limpas as salas e o pátio; realizaram palestras de motivação e arrecadaram material escolar usado para ser doado a bazar beneficente. Os encarregados da limpeza receberam o material, destinando-o ao ponto de coleta na escola. Paralelamente, os pais apoiaram ações dos filhos. O material reciclável coletado foi, semanalmente, transportado ao Kobra que se encarregou de comercializá-lo, revertendo os recursos aos projetos da entidade. Na culminância, foram apresentados 68 “subprojetos” elaborados de acordo com as normas científicas numa exposição escrita e oral no anfiteatro.O projeto contribuiu com o destino correto de 30 toneladas de lixo reciclável; os alunos aprenderam a prática do trabalho em equipe; perceberam a importância do diálogo para convivência harmônica; praticaram o exercício da pesquisa, da leitura e da escrita. Praticaram a oralidade, expondo os resultados ao público escolar; lidaram na prática com programas de computador (Excel, Windows, Power-point, movie-maker), entre tantos outros impactos socioeducativos positivos.
Palavras-chave: cidadania – meio ambiente - pesquisa
Olá, pessoal!!
Vamos ser parceiros nesta jornada!
Vamos todos selecionar o lixo reciclável da escola e de casa para doá-lo ao KOBRA, uma instituição que faz um trabalho maravilhoso com mais de 500 crianças de Rondonópolis.
Figura 1 Daniela Felipe, Daniele Sávio, Nezandra Polles e Pollyanna Takenaka. Fev. 2011 |
0 comentários:
Postar um comentário