PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

21 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS -

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
ALUNOS DO 2º ANO B E 3º ANO B INAUGURAM AS INSTALAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS SALAS DE AULA.

Hoje, dia 21 de fevereiro de 2011, professores e alunos encontraram, em suas respectivas salas de aula, todo o suporte tecnológico instalado: computadores, data-show e telão, tudo funcionando dentro dos padrões exigidos pela educação do Terceiro Milênio.
Os alunos do 2º ano B e do 3º ano B estrearam a aparelhagem brilhantemente, expondo  peças publicitárias produzidas  em vídeo ou cartazes. Para isso, lançaram mão de toda parafernália, digo,programas de computadores: power-point, paint, movie maker e outros mais. Levaram dias pensando, criando, fotografando, selecionando, sequenciando imagens.
As peças, cujo slogan era CIECidadão: Eu me lixo para o lixo”, objetivava motivar o público-alvo ao hábito da coleta seletiva e destinação correta do lixo. Alguns grupos, depois desta apresentação em sala, irão exercitar sua cidadania, divulgando a importância da coleta seletiva  para além da sala de aula, dentro ou fora da escola como, por exemplo, para turmas da Escola Estadual Renilda, Kobra Cidade de Deus, Casa do Adolescente e crianças da Educação Infantil da própria escola CIE.  
Para a professora Arlete Fonseca, esse investimento feito pela escola foi um estímulo para todos professores que,nele, veem oportunidades para melhor explorar os conteúdos de suas disciplinas. Isso, continua a professora, sem falar que esses alunos munidos dessas ferramentas pintam o sete, deixando vir à tona habilidades das quais nem sempre dão mostras.
Quem tiver interesse em ver os trabalhos, basta acessar  o blog www.praticasescrita.blogspot.com  ou clicar o link do blog no próprio site da escola.






20 de fevereiro de 2011

1ª CAMPANHA ARRECADAÇÃO MATERIAL ESCOLAR _ AGRADECIMENTOS

A PRIMEIRA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR USADO DO CIE FOI UM SUCESSO


A primeira Campanha de Arrecadação de Material Escolar Usado/CIE, parte do projeto “Meio Ambiente: coleta e destinação do lixo reciclável em Rondonópolis”, foi encerrada com sucesso no dia 13 de fevereiro, graças à colaboração de alunos, pais, professores, coordenadores e funcionários.
Recebemos grande quantidade de estojos, mochilas, cadernos, lápis e fichários usados em bom estado. Segundo as professoras voluntárias do projeto de arrecadação, o material, além de estar em bom estado, veio limpo e bem organizado. “Notamos o carinho com que foi selecionado. E isso demonstra a sensibilidade de quem está doando não como forma de descarte, mas como forma de contribuir com o outro” – declarou a professora.
Todo material foi repassado para o Lar Fraterno Francisco de Assis que realizou um Bazar Beneficente, atendendo a demanda de grande número de crianças da região que comporta o Jardim Iguaçu,Vila Poroxo, Cidade Alta, Bairro São Sebastião  e outros.
Nossos agradecimentos aos alunos, pais, professores, coordenadores e funcionários  que compreenderam a proposta e participaram dela, seja doando material ou fazendo a triagem dele para ser encaminhado ao Lar Fraterno.
Não poderíamos deixar de externar em público a ajuda de alunos do 2 ano do Ensino Médio – Bianca, Flávio, Poliana, Laís, Isabela e José Vítor que fizeram calos nos dedos de tanto apontar lápis de cor e tirar e recolocar espirais na composição de novos cadernos.
Vencida esta primeira etapa, vamos partir para alcançar o segundo objetivo do projeto: contribuir com a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade escolar em relação  ao desperdício dos recursos naturais, por meio da campanha de arrecadação de lixo reciclável para ser doado ao Kobra (www.associacaokoblenzbrasil-kobra.blogspot.com).

A renda desse material reciclável será revertida em atividades educacionais  voltadas para crianças e adolescentes das comunidades da Vila Operária, Vila Mineira, Jardim Carlos Bezerra e Cidade de Deus.


"O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos”

13 de fevereiro de 2011

PRODUÇÃO DE VÍDEO EM SALA DE AULA "EU ME LIXO PARA O LIXO!"

OS VÍDEOS ABAIXO FORAM PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO SEGUNDO E TERCEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO/2011, ATENDENDO AOS OBJETIVOS DO PROJETO DO GÊNERO TEXTUAL "PROPAGANDA" CIECIDADÃO: "EU ME LIXO PARA O LIXO"
CONFORME PROJETO ABAIXO

CIECIDADÃO: EU ME LIXO PARA O LIXO

Arlete Fonseca de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Rondonópolis

arlete.oliveira@roo.ifmt.edu.br

GT 04: Educação e Linguagens



CieCidadão: eu me lixo para o lixo integrou o projeto COLETA CIDADÃ, cujo objetivo foi estimular a comunidade escolar do Centro Integrado de Ensino, em Rondonópolis, a cultivar hábitos positivos em relação à separação e destinação correta do lixo reciclável. Para mobilizar um maior número de pessoas na comunidade escolar, de forma interdisciplinar e significativa, os alunos dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio, divididos em grupos, na condição de jovens engajados no movimento em prol da coleta de lixo reciclável, produziram uma propaganda em vídeo, incentivando a comunidade escolar a fazer a separação do lixo em suas casas e depositá-lo no ponto de coleta da escola. A escolha do gênero deveu-se, entre outros motivos, à riqueza de elementos de linguagem não-verbal que (planejamento gráfico: cores, tipo de letra, imagens, distribuição dos elementos na página, relação entre imagem e texto verbal) podem ajudar significativamente o leitor no processo de compreensão do texto. A proposta permitiu que os alunos conhecessem a estrutura e os recursos linguísticos aplicados ao gênero textual bem como desenvolvessem habilidades em técnicas midiáticas, com ações concretas, interferindo no ambiente em que vivem. Para tanto, levou-se em consideração o domínio que eles já tinham em relação ao uso de ferramentas como movie maker, câmera fotográfica, Power point e outros. Na primeira etapa, depois de o gênero ter sido apresentado em sala de aula, os grupos pesquisaram sobre sua história e características. Em seguida, buscaram subsídios da técnica de composição e produção de vídeo com profissionais do ramo e em sites especializados. Houve troca de informações colhidas entre todos os grupos. Os vídeos produzidos foram apresentados aos alunos da escola no 2º Ciclo de Palestras (outro projeto da Língua Portuguesa), na reunião de pais, em blog e no you tube. A Apresentação das propagandas, além de cumprir o objetivo proposto, também incentivou alunos de outras séries a utilizar ferramentas tecnológicas para fins escolares e o exercício de cidadania. As produções podem ser vistas em http://praticasescrita.blogspot.com.br/2011/02/publicidade-da-campanhaeu-me-lixo-para.html.



Palavras-chave: propaganda audiovisual – coleta seletiva – tecnologia (GT 04- Educação e Linguagem)


Ana Carla, Ana Flávia, Anathálita, Hendyel, Isabella, Rafaela (3ºB - EM/CIE)



Fernanda Moussalem,


Beatriz, Bruna, Hadassa, Mariana, Renata, Renato, Yan






ISAURA VEHNER - TRCEIRO ANO - ENSINO MÉDIO/ CIE




ANNE CAROLINE, IZAURA VEHNER, OLÍVIA TERRA, RHAVENA ESTEVES E SAMARA
PERFETE







FERNANDA MOUSSALEM SEGUNDO ANO - E.M/CIE
   

POLLYANNA TAKENAKA
TERCEIRO ANO - E.M/CIE



ISABELA MAGOSSI,


POLLYANNA, DANIELE, DANIELA, THAÍS E NEZANDRA








12 de fevereiro de 2011

COLETA SELETIVA - PARTICIPEM DA CAMPANHA!


CIEcidadão: "Eu me lixo para o lixo"
FRATERNIDADE COM PARTICIPAÇÃO É MAIS FRATERNO.

"A reciclagem ameniza o problema do acúmulo de lixo e promove a reciclagem de nossas idéias, conceitos e valores para que sejamos seres humanos melhores e mais conscientes."
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DA IGREJA CATÓLICA
FRATERNIDADE E A  VIDA NO PLANETA
"A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO" (Rm8,22) 


PONTOS DE COLETA

Centro Integrado de Ensino – Vila Aurora

Kobra I (Central)  – Vila Operária   Tel: (66) 34252902

 Kobra II – Vila Mineira

Kobra III – Jardim Carlos Bezerra

 Kobra IV – Cidade de Deus


EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SURDOS: ALUNOS BILÍNGUES

Assistam "Atrás do Mundo"

<object width="640" height="390"><param name="movie" value="http://www.youtube-nocookie.com/v/_gJmLZ0F5JQ?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube-nocookie.com/v/_gJmLZ0F5JQ?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="390"></embed></object>


O filme "Atrás do Mundo" é um manifesto poético ou seja um filme-manifesto sobre a falta de legendas em português na produção nacional: existem mais de 5 milhões de surdos no Brasil (dado do IBGE) que não podem assistir a produção nacional por falta de legendas em português. O mote principal do filme será a frase, escrita pelos surdos e já utilizada em vários suportes como forma de manifestação: "Queremos legendas nos filmes nacionais". "Atrás do mundo" porque aí está contida também uma idéia de que as coisas estão sempre atrás ou adiante de outras coisas, ou seja, sempre compreendemos as coisas a partir das relações estabelecidas entre elas. Assim, a língua é em si uma ferramenta fundamental que "media" o pensamento: não há pensamento sem lígua e linguagem. Então, é como se a legenda fosse também algo que media a relação entre espectador-obra neste caso, que está "à frente" de um mundo enorme que pode se descortinar, ou não.

7 de fevereiro de 2011

PROJETO "MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA E DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL EM RONDONÓPOLIS

APRESENTAÇÃO, JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS 
 MEIO AMBIENTE: coleta seletiva e destinação do lixo reciclável em Rondonópolis

     Este tema vem sim atender a objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas, sobretudo, vem atender a uma necessidade premente de se  dar, em Rondonópolis, a largada para cultivar na sociedade rondonopolitana, a começar pelos nossos alunos,  o hábito de utilizar os 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) em favor da limpeza de nossa cidade, da qualidade de vida do homem e do Planeta.
     Queremos contribuir para romper de vez com modelos e padrões de vida que não mais condizem com as exigências do homem do Terceiro Milênio, sobretudo, de crianças e jovens que já dão mostras de predisposição a adquirir novos hábitos e comportamentos frente a sociedade e meio ambiente.
       Precisamos nos mobilizar para reivindicar políticas públicas voltadas para a questão da coleta seletiva em nosso município, mas também devemos nos preparar para fazê-las acontecer.
       Diante disso, formar alunos solidários com problemas sociais e ambientais  e cientes de seu dever de cidadão em favor de uma sociedade mais humanizada e consequentemente mais justa é um dos objetivos do Centro Integrado de Ensino.                          
    
   Para tanto, nossa metodologia está respaldada nos 4 pilares da educação: CONHECER para ser movido a fazer; FAZER para se movido a conviver melhor; CONVIVER melhor  para ser movido a ser e Ser para persistir na marcha ascensional a que toda humanidade foi destinada. Enfim, queremos que nossos alunos sejam inteligentes o bastante para serem sensíveis, e sensíveis o bastante para serem éticos em suas ações e atitudes cotidianas.

PRIMEIRA FASE DO PROJETO
CAMPANHA ARRECADAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR USADO - REUTILIZAR É PRECISO



Imagem retirada da internet
O material coletado será doado ao Grupo Fraterno Francisco de Assis
 

                     Esta campanha será promovida na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2011, e o material arrecadado será destinado às crianças de comunidades carentes do Jardim Iguaçu, Bairro  São Sebastião, Cidade Alta e adjacências por meio de um Bazar Beneficente.
      Com essa doação, esperamos que nossos alunos, desde a mais tenra idade, percebam que gestos e atitudes muito simples podem contribuir para solucionar problemas de ordem social, porque estarão compartilhando com quem precisa; e de ordem ambiental,  porque estrão praticando 3 dos 5 Rs: repensar, reduzir e reutilizar.
  
    Assim, esperamos que todos os alunos, movidos por essa consciência, desde os da Educação Infantil até os do Ensino Médio, tragam, até 15 de fevereiro, materiais escolares, que não estejam utilizando, para serem utilizados por outras crianças e jovens.
     Para tanto, contamos também com a participação e colaboração dos pais que deverão motivar seus filhos à prática da solidariedade com o próximo e com o meio ambiente que agradecerá pelo respeito que lhe foi dispensado quando se praticou 2 dos 5 Rs: redução e reutilização dos bens de consumo.                                                                                                                                                          

SEGUNDA FASE DO PROJETO 

CAMPANHA DA COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL

As cores do lixo
      
     Esta campanha deverá ancontecer de modo contínuo e rotineiro. Enquanto isso, estaremos trabalhando a teoria relacionada ao tema meio ambiente em sala de aula, enfocando os subtemas de maneira interdisciplinar. 
Momento de Interação (Kobra)
      A arrecadação do lixo reciclável será doada ao KOBRA, uma entidade assistencial que atende a mais de 500 crianças de Rondonópolis,  distribuídas em 4 polos http://associacaokoblenzbrasil-kobra.blogspot.com/.                   

Mostra Cultural de Teatro -2010
  

     Para isso, mais uma vez contamos com os pais para serem co-participantes e co-responsáveis pela ação que deve tornar-se um hábito de todos os membros da família e , na medida do possível, para serem multiplicadores da ação, divulgando a campanha à vizinhança e a amigos.

       Daqui a alguns dias, estaremos divulgando a relação de materiais que estaremos coletando.
      A coleta é destinada ao Kobra que também desenvolverá o projeto com as crianças e pais da comunidade de seus respecivos polos.
Montamos 5 pontos de arrecadação:
1- CENTRO INTEGRADO DE ENSINO
2- kOBRA - POLO VILA OPERÁRIA
3- KOBRA - POLO VILA MINEIRA
4- KOBRA - POLO JARDIM CARLOS BEZERRA
5 - KOBRA - POLO CIDADE DE DEUS
 
 

A solidariedade é uma virtude tão natural que nem mesmo os que denominamos  irracionais escampam dela
  Colaborem!
    

5 de fevereiro de 2011

PROJETO COLETA CIDADÃ - EU ME LIXO PARA O LIXO


DESTINAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS-MT



Arlete Fonseca de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Rondonópolis

arlete.oliveira@roo.ifmt.edu.br

GT05: Educação e diversidades



Teoria relacionada a situações sociais concretas, sobretudo com público-alvo determinado , torna a aprendizagem mais significativa, contribuindo com a formação de sujeitos preparados para o exercício da cidadania. O Projeto Destinação do lixo reciclável na cidade de Rondonópolis-MT objetivou, ao mesmo tempo, apoiar a iniciativa do Kobra Recicla Rondonópolis e a cultivar na comunidade escolar do Centro Integrado de Ensino, em Rondonópolis, hábitos positivos em relação à separação e destinação correta do lixo reciclável. Contamos com o envolvimento de todos segmentos da escola. Coordenadores e diretora apresentaram o projeto aos professores na semana pedagógica, colhendo sugestões para a execução; dispuseram coletores no pátio; divulgaram-no em reuniões de pais, no site da escola e na mídia. Os professores, interdisciplinarmente, planejaram as aulas, contemplando o tema, articulado com conteúdos de sua disciplina; incentivaram alunos a manter a boa qualidade do material reciclável, a fazer o papel de formadores de opinião, divulgando a prática dos 5 Rs (respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Os alunos se organizaram para manter limpas as salas e o pátio; realizaram palestras de motivação e arrecadaram material escolar usado para ser doado a bazar beneficente. Os encarregados da limpeza receberam o material, destinando-o ao ponto de coleta na escola. Paralelamente, os pais apoiaram ações dos filhos. O material reciclável coletado foi, semanalmente, transportado ao Kobra que se encarregou de comercializá-lo, revertendo os recursos aos projetos da entidade. Na culminância, foram apresentados 68 “subprojetos” elaborados de acordo com as normas científicas numa exposição escrita e oral no anfiteatro.O projeto contribuiu com o destino correto de 30 toneladas de lixo reciclável; os alunos aprenderam a prática do trabalho em equipe; perceberam a importância do diálogo para convivência harmônica; praticaram o exercício da pesquisa, da leitura e da escrita. Praticaram a oralidade, expondo os resultados ao público escolar; lidaram na prática com programas de computador (Excel, Windows, Power-point, movie-maker), entre tantos outros impactos socioeducativos positivos.



Palavras-chave: cidadania – meio ambiente - pesquisa

Olá, pessoal!!
Vamos ser parceiros nesta jornada!
Vamos todos selecionar o lixo reciclável da escola e de casa para doá-lo ao KOBRA, uma instituição que faz um trabalho maravilhoso  com mais de 500 crianças de Rondonópolis.



Figura 1  Daniela Felipe, Daniele Sávio, Nezandra Polles e Pollyanna Takenaka. Fev. 2011