PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

30 de abril de 2011

COMENTÁRIO PROPAGANDA ITAÚ - Gráficos

ITAÚ GRÁFICOS



"O Itaú mostra alguns exemplos de como as transformações do mundo vão muito além da tecnologia. São mudanças de cultura, de atitude e de pensamento que se refletem em todas as camadas da sociedade".


                                        NAVEGAR É PRECISO... REFLETIR TAMBÉM
A propaganda acima, produzida pela Agência África cumpriu seu objetivo, sem dúvida: convencer o leitor/espectador de que o Banco Itaú se modernizou,  acompanhou as mudanças que ocorreram no mundo nestes últimos anos. Ao mesmo tempo que cumpre seu objetivo, traz também uma mensagem de esperança, o que nos soa como um acalanto num momento em que muitas outras publicidades exploram atitudes e comportamentos sociais que nada  trazem de positivo; que em nada favorecem a auto-estima do povo brasileiro.

Mas o que mais me atraiu no vídeo não foi a estratégia de convencimento de seus criadores. Foi a provocação instaurada em suas afirmações. Elas me levaram a refletir sobre seus opostos: "Estamos mesmo vivendo mais e com mais saúde?" E esse número alarmante de jovens em pleno vigor da vida que estão sendo vítimas de violência urbana (trânsito, criminalidade)? " O computador é comum na vida dos jovens". Será? Não precisamos ir longe, se quisermos constatar que há muitos e muitos jovens privados dessa tecnologia. Se quisermos comprovar, basta fazer uma pesquisa de campo em bairros bem próximos aqui da nossa escola. Sem muito esforço,vamos nos deparar com dados bem diferentes!
E quanto ao  papel da mulher? Sabemos que ela alcançou muitas conquistas. Mas, e o preconceito contra ela? Acabou? Ao que consta, o gênero tem determinado os salários delas nos empregos, apesar da eficiência comprovada. Outro ponto: por que ela ainda é vítima de violência doméstica?
As grandes mudanças ocorridas romperam fronteiras espaciais e temporais para muitos. Apesar disso, ainda há muitas fronteiras impedindo o homem de libertar-se de si mesmo, sobretudo, de padrões de comportamento que o impedem de  livrar-se da intolerância étnica, social e cultural.
A verdade é que o fato de as pessoas estarem conectadas em redes virtuais não é sinônimo de laços afetivos, nem com o outro, nem consigo mesmas. Penso até que essa conexão funciona como um mecanismo para  se manter próximo a distância. Penso também que as mais de 1 bilhão de buscas feitas na internet estão longe de representar o conhecimento tão necessário ao desenvolvimento humano.
O mundo mudou sim. Mas o que dizer da mudança do homem na relação homem-homem-homem-meio ambiente? Está mais consciente? Ou ainda carrega o instinto do primitivismo selvagem?
                                                      
                                                            Rondonópolis, 30 de abril de 2011.
                                                            
                                                             Professora Arlete Fonseca de Oliveira

Olá, aluno!!!
Agora é a sua vez. Deixe aqui um comentário que revele seu poder de reflexão diante de textos publicitários divulgados na mídia. Assitam ao vídeo e leiam o texto; em seguida, elabore um texto entre 10  e 12linhas em linguagem padrão.  Não se esqueça de, na introdução, fazer referência ao vídeo e ao texto que leu. Caso contrário, o leitor não saberá do que você está falando. Teça os comentários necessários com argumentos pertinentes e conlua.

\Postem seus comentários até dia 11 de maio de 2011. Acessem a página Segundo ano/2011.

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