PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

27 de abril de 2011

Metrópoles: São Paulo - Mundofox - A TV Online

Metrópoles: São Paulo - Mundofox - A TV Online 14 mil toneladas de lixo. O mesmo peso da Torre de Pisa  na Itália. Como uma cidade pode lidar com essa grande quantidade de detritos? A reciclagem pode ser uma saída. Será?? Lixo pode gerar energia? O que é gás metano? O lixo pode gerar emprego e renda?
O que será dos catadores de lixo sem o lixo deles de cada dia? Veja respostas no filme. Clique o link acima.


Torre de Pisa (Itália)
RETIRADO DE:  http://ecotecnologia.wordpress.com/2008/01/16/gs-metano-como-combustvel-para-automveis/

Gás metano como combustível para automóveis

 

metano_frango 
Para Harold Bate, um granjeiro e inventor de Devonshire, Inglaterra, combustível nunca foi problema: ele tem utilizado o gás metano resultante da decomposição das fezes de frango para abastecer seu automóvel Hillman 1953. Segundo Bate, o gás é alimentado ao motor por um mecanismo especial inventado por ele e seu automóvel consegue atingir velocidades próximas a 120 Km/h sem o uso de gasolina.
Para a geração do metano, Bate introduz cerca de 15 litros de esterco de frango em um cilindro metálico selado o qual é mantido aquecido a 80 graus Celcius com o uso de uma lamparina a óleo. O gás é coletado em garrafas ou balões de plástico através de uma válvula de saída e armazenado para uso. O gás é também utilizado para aquecimento de sua residência e como combustível para um caminhão de cinco toneladas.
O metano é um combustível renovável e menos agressivo ao meio ambiente quando comparado a combustíveis fósseis. São gerados água e CO2 como sub-produtos de sua combustão. Além disso, pode ser produzido pelo aproveitamento de resíduos orgânicos que acabariam, na maioria das vezes, contaminando corpos d’água e sobrecarregando aterros sanitários.

 Metano, combustível limpo RICARDO ALMEIDA
especial para a Folha de S.Paulo

Ônibus e táxis percorrem a cidade movidos pelo gás metano, conhecido como combustível limpo. A queima completa de combustíveis derivados do petróleo, como o metano e a gasolina, dá como produtos o gás carbônico (CO2) e a água (H2O).

Na queima, às vezes, pode haver a formação de substâncias poluentes como o monóxido de carbono (CO), que é tóxico, e de particulados de carvão, que saem como fumaças pretas.

A queima é uma reação do combustível com o oxigênio. Se ela for feita com excesso de oxigênio, será formado o gás carbônico (CO2) e, se ela for feita num ambiente em que há falta de oxigênio, poderá haver a formação de monóxido de carbono e/ou carvão.

Isso porque, nas reações químicas entre substâncias no estado gasoso, há uma proporção definida entre os volumes das substâncias que reagem.
Para queimar um litro de metano são necessários dois litros de oxigênio, o que produz carbônico e água.

Para queimar a principal substância contida na gasolina, chamada octano, são necessários 12,5 litros de oxigênio, o que resulta em gás carbônico e água.

Observe que, na queima do mesmo volume de metano e de octano, o volume de oxigênio necessário para queimar o octano é mais de seis vezes o necessário para queimar o metano.

Nos motores de carros, a queima desses combustíveis ocorre na presença do ar atmosférico, 20% de oxigênio, e não em ambiente de oxigênio puro.
Portanto a proporção entre a quantidade de combustível e a de oxigênio é ainda mais problemática para a gasolina.

Há ainda um outro problema, que é o volume maior de gás carbônico emitido pela gasolina. Na queima de um litro de metano, há emissão de um litro de gás carbônico e, na queima de um litro de octano, há a emissão de oito litros de gás carbônico. Apesar de não ser tóxico, o gás carbônico é um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa. Há ainda mais uma vantagem do metano. Ele é encontrado na forma de gás e, por isso, é também conhecido com o nome de gás natural.

Esse gás é praticamente metano puro, portanto é composto só dos elementos carbono e hidrogênio. Não contém substâncias com enxofre, como acontece com a gasolina. Isso é muito importante do ponto de vista ambiental porque, na queima do gás natural, não há emissão de óxidos de enxofre, que são os principais causadores da chuva ácida. Assim se justifica o fato de o gás natural ser considerado combustível limpo.

Ricardo Almeida é coordenador de química do colégio Bandeirantes



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