NOTÍCIAS DO CIE
SEGUNDO CICLO DE PALESTRAS/CIE
PALESTRANTES DISCUTEM TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE
DIA 14/03/2011
PERÍODO MATUTINO E VESPERTINO
PALESTRANTE: ELIVAN FRANCISCA DE SOUZA
Segunda-feira, 14/03/2011, aconteceu a abertura do Segundo Ciclo de Palestras/CIE com o objetivo de, em conjunto – alunos, professores e funcionários -, refletirmos sobre problemas relacionados ao meio ambiente a fim de tomarmos atitudes concretas que amenizem o gemido de dor do planeta. Seria gemido de dores do parto, ou de agonia?
PLATEIA PARTICIPATIVA |
A abertura ficou por conta da professora de História, Elivan Francisca de Souza, que discorreu sobre “A história do lixo”. A palestrante fez uma retrospectiva desde a pré-história até os dias atuais. Foi uma palestra digna de abertura.
CRIANÇAS DO 4o. ANO E.F. |
Conforme a aluna Amanda Nadai – 4º ano do Ensino Fundamental, em relatório produzido na aula da professora Janete, a palestra foi muito boa, porque ela percebeu que “Foi passando o tempo e a população foi aumentando o lixo também, e o resíduo tóxico foi se espalhando pelo planeta e assim em diante o lixo começou a ser um problema, a cada lugar que as pessoas iam estava cheirando a fezes e urina, usavam penicos (guardando a urina e as fezes debaixo da cama para jogar pela janela) o lixo continuou aumentando junto com a modernidade”. Para a aluna Letícia Helena Luziardi, a palestra foi importante porque ela descobriu que “ anos e anos atrás, a forma de agir com o meio ambiente dos antepassados não era muito diferente da forma com que agimos hoje”.
DIA 15/03/2011
PERÍODO MATUTINO
“Consumismo e Sustentabilidade: isso é possível?
PALESTRANTE: ANA PAULA DA SILVA BEER
PALESTRANTE: ANA PAULA DA SILVA BEER
Terça-feira, 15/03, foi a vez da professora e administradora Ana Paula Beer levantar o questionamento: “Consumismo e Sustentabilidade: isso é possível?”
A professora deixou muito clara a diferença entre consumo e consumismo, o conceito de sustentabilidade e, sobretudo, chamou a atenção dos mais de 500 alunos ali reunidos na platéia para a importância da Ética num momento em que todos falam da importância da inclusão social. Mostrou que num mundo onde a maioria da população convive com a escassez, não é nada ético, e nada elegante, ostentar abundância. Deixou muito claro também como todos são induzidos a acreditar que “indo às compras, se é feliz”.
PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS |
PERÍODO VESPERTINO
A IMPORTÂNCIA DE SE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
PALESTRANTE: ARLETE FONSECA DE OLIVEIRA
No período vespertino, a professora Arlete Fonseca de Oliveira falou com os pequenos do Ensino Fundamental sobre a importância de se preservar o meio ambiente: as águas, o verde, a energia. Falou da importância de pequenos gestos, que podem se tornar grandiosos se cada um fizer a sua parte. A criançada participou à altura de grandes defensores do meio ambiente. Na hora do recreio, puseram em prática o que aprenderam.
Alunos ocupam a tribuna e expõem conhecimentos sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.
ALUNOS DO 4o. ANO "É HORA DE EXPOR NO PAPEL! O QUE OUVIRAM" |
Os pequeninos do terceiro ano se prontificaram a organizar a destinação do lixo: lixo reciclável, na lixeira do Lixo Seco; lixo não-reciclável, na lixeira do Lixo Úmido. Um aluninho chamado Aurélio declarou à professora palestrante, enquanto ajudava na triagem do lixo na hora do recreio: “Tia, quero ser do meio ambiente!”
DIA 16/03/2011
PERÍODO MATUTINO
LIXO: UM GRAVE PROBLEMA NO MUNDO MODERNO; A IMPORTÂNCIA DOS 5 RS E A DECOMPOSIÇÃO DE MATERIAIS
PALESTRANTES: BEATRIZ ZOTTI, BRUNA GABRIELA E RENATO REIS - 3º ano - Ensino Médio
Beatriz, Bruna e Renato foram os palestrantes da manhã do dia 16/03. Falaram sobre os malefícios que o acúmulo de lixo pode trazer e já vem trazendo à população do mundo moderno. Alertaram a todos sobre a necessidade de repensar seus hábitos em relação ao exagero de consumo e a importância de se recusar produtos com embalagens que agridem o meio ambiente. Falaram também da importância da reciclagem, mas ressaltaram o valor da redução do lixo: “não adianta acreditar que só a reciclagem resolve; é preciso reduzir a produção do lixo. Prefiram produtos com menos embalagens”.
Os palestrantes foram elogiados pela criatividade. Trouxeram exemplos de produtos que já existem e que podem minimizar problemas ambientais: caneta que se decompõe em 180 dias, se jogada na natureza; sacolas de pano que podem substituir as de plástico, caderno com papel reciclado...
ALUNOS CHEGANDO AO ANFITEATRO |
A plateia, bastante concentrada, entendeu o recado e reconheceu o valor das palavras ali pronunciadas.
Os alunos-palestrantes fecharam a palestra com um vídeo, produzido por eles mesmos, com objetivo de incentivar a coleta seletiva.Vale a pena conferir.
Ver vídeo em:
16/03/2011
PERÍODO VESPERTINO
PLATEIA PARTICIPATIVA |
– Alunas do 2°ano do Ensino Médio –
Os alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais deram um show à parte. Como sempre, muito participativos, não resistiram ao desejo de expressarem seus sentimentos e conhecimentos a respeito do meio ambiente. Todos queriam mostrar para as palestrantes que também tinham muito o que dizer.Percebendo que o assunto instigava demais as crianças, as palestrantes Amanda, Laís e Letícia propuseram um acordo: “quem tiver algo importante a dizer, virá ao palco ao final da nossa fala”. Vejam foto abaixo. A demanda era grande.
Acordo feito, as alunas do segundo ano do Ensino Médio tiveram espaço para falar sobre a importância dos 5 Rs e tempo de decomposição dos materiais. As crianças acompanhavam a passagem dos slides com muita curiosidade e se espantavam quando se deparavam com alguma imagem chocante: crianças brincando no meio do lixo, por exemplo.
As alunas do Ensino Médio falaram ainda sobre a importância de o lixo reciclável ser trazido bem limpinho de casa.
Ao final, muitas (mas muitas, mesmo!) crianças quiseram vir ao palco, como ficou combinado. E todas deram seu recado ao microfone. Confiram nas fotos abaixo um momento de grande interação entre palestrantes e plateia. E como não podia deixar de ser, um momento de as crianças desde cedo exercerem sua cidadania, expondo ideias, opiniões e sentimentos sobre tudo que ouviram.
Na hora do recreio, uma aluna do 3º. ano do Ensino Médio, Priscila Saltareli conta que foi abordada por uma aluninha enquanto pegava um copo de plástico para tomar água. A menina indagou, em tom de guardiã de meio ambiente: “Você não tem garrafinha?” Priscila, envergonhada, porque também sabe tudo o que é preciso para preservar o meio ambiente, respondeu, sem graça: ”Não... mas amanhã vou trazer!”
17/03/2011
MATUTINO E VESPERTINO
A influência da publicidade e o Consumismo
IZAURA E ANNE - ANTES DA PALESTRA |
Anne Caroline e Izaura, neste 17 de março, apresentaram, para as plateias do matutino e vespertino, o tema “A influência da Publicidade e o Consumismo”. A dupla se revezou para falar sobre a industrialização crescente que permitiu um aumento excepcional no consumo de produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da poluição.
Com exemplos concretos,retirados do cotidiano das crianças e jovens e mais as imagens do Power point, as palestrantes enfatizaram a importância de cada um fazer sua parte para reformular alguns hábitos de consumo e, assim, colaborar na contenção dos danos ao meio ambiente,garantindo a sobrevivência das futuras gerações.
No final da palestra, no turno matutino,Izaura mostrou um vídeo produzido por ela mesma, incentivando a participação de todos na coleta seletiva. No período vespertino, a palestra foi encerrada com o vídeo produzido por Anne Carolinne e Cia. O vídeo causou frisson na plateia infantil, e todos cantaram juntos a trilha sonora do vídeo: Recicleia, interpretada pela cantora Eliana.
CONFERIR VÍDEOS EM
Hoje, 21 de março, Fernanda e Mariana, alunas do 3o.ano do Ensino Médio falaram sobre "Como resolver o problema do lixo". Antes de iniciar a exposição do tema, Fernanda começou fazendo uma prece, pedindo a proteção divina. Conforme declarou a coordenadora Morgana, "iniciar nossas reuniões e aulas com uma prece,faz parte da filosofia da escola".
CRIANÇAS NO MOMENTO DA PRECE
|
Deixaram claro para os alunos que, apesar de o lixo ter as cores definidas, aqui no CIE, a separação está sendo feita de uma forma mais simples. Há, na hora do recreio, duas lixeiras: uma de lixo seco e uma de lixo úmido. Na de lixo seco, depositaremos o lixo reciclável, como por exemplo, explicaram: "vocês vão jogar as latinhas e caixinhas de suco, as garrafinhas de pet, os pratinhos e os copos de plástico transparentes". E reforçaram: "Tudo bem sequinhno, para o nosso lixo reciclável não exalar mau-cheiro nem virar criadouro de insetos e ratos". Na lixeira de lixo úmido,continuaram, "vocês vão depositar guardanapos, pratinhos e copos de plástico brancos, papel de bala, pirulitos, sobras de alimentos, enfim, tudo que não for reciclável". Depois de tudo bem esclarecido, a palestra foi encerrada com um vídeo que retratava a falta de respeito dos homens pelo meio ambiente e animais: os animais, enquanto se alimentavam tranquilamente, foram surpreendidos com uma montanha de lixo que um ser humano despejava de um caminhão sobre seu habitat.
A coordenadora Morgana, como faz todas as manhãs, agradeceu as palestrantes e atenção da plateia. O professor Luiz Henrique aproveitou a oportunidade para elogiar os alunos que durante a semana do ciclo de palestras têm subido ao palco enfrentando desafios e transpondo barreiras, de timidez por exemplo, para expor os temas em pauta e propor soluções para problemas sociais e ambientais.
No período vespertino, as palestrantes expuseram o mesmo tema, evidentemente, desta vez numa linguagem bem mais acessível, porque o público-alvo era composto por crianças de 6 a 12 anos. Um público e tanto! declarou uma das professoras que fica feliz com tamanha participação e interação. Confiram fotos abaixo:
CRIANÇAS DO PERÍODO VESPERTINO |
O cachorro é o principal reservatório da leishmaniose visceral nas cidades
COORDENADORA PAOLA ORGANIZANDO OS PEQUENOS COMUNICADORES |
DIA 22 DE MARÇO DE 2011
O LIXO E AS DOENÇAS
PALESTRANTES: PRISCILA SALTARELLI E ALINE BRAGA
Hoje, 22 de março, no período matutino e no período vespertino, a palestra ficou sob o cargo das alunas Aline Braga e Priscila do 3º. Ano do Ensino Médio. O tema “O lixo e as doenças” veio a calhar, já que Rondonópolis vem apresentando um alto índice de doenças decorrentes dos criadouros de insetos. Criadouros que, segundo as palestrantes, são resultados dos maus-hábitos da população em relação à coleta e destinação correta do lixo.
Mosquito Aedes aegypti
Com base nos dados apresentados pela revista Veja, ressaltaram o alto índice da doença no Centro-Oeste. Um problema que, segundo elas, seria muito fácil de ser resolvido, sem exigir nada além de atitudes simples do cidadão na hora de destinar seu lixo, principalmente, o doméstico. Não deixaram de citar a responsabilidade do município em relação à limpeza da cidade, mesmo, assim, frisaram: “a responsabilidade de coletar e destinar corretamente o lixo é de todos nós”.
Além da dengue, as palestrantes falaram sobre a leishmaniose, estabelecendo, mais uma vez, a relação do lixo com o hospedeiro que vive no acúmulo de lixo orgânico. O lixo hospitalar e o lixo de resíduos pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio, também foram enumerados na lista dos agentes causadores de doenças.
No período vespertino, as alunas-palestrantes expuseram sobre o tema para os pequeninos do Ensino Fundamental. A interação entre palestrantes e plateia foi total. Encerram a palestra, deixando uma mensagem para todos não se envergonharem de fazer o que é correto, aconselhando a todos a investir nos bons hábitos.
Plateia: coreografia "Põe tua mão na mão do meu Senhor" |
O final da palestra ficou por conta da tia Cida, nossa inspetora de aluno, (e por que não dizer uma mentora espiritual de toda aquela criançada do vespertino?) que foi ovacionada pelas crianças num “tia Cida, tia Ciiida, tia Ciiida!!!” – uníssono.
Plateia concentrada
Tia Cida, depois das palavras de fé, amor e esperança, apresentou o vídeo da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta, e a crianças fizeram bonito, cantando junto. Tia Cida quase vai às lágrimas de tanta emoção.
“De fato, ver ali aqueles semblantes irradiando luz era não só motivo para emocionar, mas também motivo para acreditar numa força divina que vem das crianças, espalhando raios de esperança na construção de um mundo melhor” – declarou a professora Arlete Fonseca.
Olhar atento da plateia
0 comentários:
Postar um comentário