PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

10 de março de 2011

2º CICLO DE PALESTRAS NO CIE - MEIO AMBIENTE:

2º Ciclo de palestras/CIE
“MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA E DESTINAÇÃO DO LIXO EM RONDONÓPOLIS”
14 A 25 DE MARÇO DE 2011.
PERÍODO MATUTINO
Objetivos
- colocar em debate assuntos relacionadas à produção, coleta seletiva e destinação do lixo na cidade de Rondonópolis para que os alunos compreendam a problemática e descubram soluções positivas, criativas e eficazes, investindo em educação ambiental e sensibilizando-se para participar da campanha da coleta seletiva (lixo que será destinado ao Kobra)
- desenvolver no aluno as potencialidades da comunicação como exercício de cidadania.
Público-Alvo: alunos e educadores do Centro Integrado de Ensino
Palestrantes: Alunos do 2º/3º ano, professores e pais.
Observação: Palestras pontuais que introduzem/sensibilizam os participantes aos temas.
Duração da palestra: 30 minutos cada palestra (podem usar recursos audiovisuais para ilustração).
TEMAS
1-    14/03 (segunda-feira) A história do lixo (Professora Elivan)
2-   15/03 (terça-feira) A influência da publicidade e o Consumismo (Anne Caroline e Isaura – 3º ano do Ensino Médio)
3-   16/3 – (quarta-feira) Lixo: um grave problema no mundo moderno ; A importância dos 5 Rs e a Decomposição de materiais (Tempo de decomposição)  (Beatriz, Bruna e Renato - 3º ano Ensino Médio)
4-   17/03 (quinta-feira) Sustentabilidade e Consumo (Ana Paula Beer - Voluntário do KoBra)
5-   18-03 (sexta-feira) O lixo e as águas (Elion)
6-   21/03 (segunda-feira) Cidadania: Consumo ético, consumo responsável e consumo consciente (Hilton Morbeck de Oliveira- pai do Selton - a confirmar)
7-   22/03 (terça-feira) O lixo e as doenças (Aline Dumont e Priscila Saltareli - 3º ano do Ensino Médio)
8-  23/03(quarta-feira)-Reciclagem (Vilson Luiz Menegazzo - pai do Luís Gustavo - 3º ano E. M))           
9-   24/03 (quinta-feira) Como resolver o problema do lixo? (Como posso contribuir para diminuir a produção de lixo na escola, na minha casa, no meu bairro? O que fazer com  o lixo reciclável? Como separar?; Por que trazer o lixo reciclável para o CIE?) (Fernanda e Mariana Bataglin 3º ano Ensino Médio)
10-25/03 (sexta-feira) Fechamento – apresentação das crianças do kobra e apresentação do coral de Libras CIEncantando.

Os títulos das palestras remeterão para o problema do lixo produzido dentro de um  contexto situacional, para que alunos e professores tenham uma visão global do assunto, estabelecendo relações que os levem a compreender a cadeia do sistema produtivo. Ou seja, o todo não existe sem as partes, tampouco as partes existem sem o todo. Todos os  temas das palestras devem estar interrelacionados com a coleta seletiva e destinação correta do lixo na cidade, estimulando os alunos a cultivar o hábito selecionar o lixo reciclável para que possa ser reaproveitado. 
Lembrem-se de que, com a renda do lixo,  o Kobra vai poder incrementar as atividades educacionais ali desenvolvidas com mais de 500 crianças das regiões da Vila Operária, Vila Mineira, Jardim Carlos Bezerra e Cidade de Deus.


PERÍODO VESPERTINO
TEMAS SUGERIDOS:

1-    14/03 (segunda-feira) A história do lixo (Professora Elivan)
2-   15/03 (terça-feira) A importância dos 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar, reciclar) Yago e Carla  2º ano do Ensino Médio (Arlete)
3-   16/03 (quarta-feira) A importância dos 5 Rs e a Decomposição de materiais (Tempo de decomposição) (Amanda, Laís e Letícia – 2°ano do Ensino Médio)
4-   17/03 (quinta-feira) O lixo e as águas (Professor Edézio )
5-   18/03 (sexta-feira) O lixo e as doenças (Aline Dumont e Priscila Saltareli-3º ano)
6-   22/03 (terça-feira) Como resolver o problema do lixo? (Como posso contribuir para diminuir a produção de lixo na escola, na minha casa, no meu bairro? O que fazer com  o lixo reciclável? Como separar?; Por que trazer o lixo reciclável para o CIE?) (Fernanda e Mariana Bataglin-3º ano)
 7-23/03 (quarta-feira) O lixo e as doenças (Aline Dumont e Priscila Saltareli - 3º ano do Ensino Médio)
      8-24/03 (quinta-feira) Como resolver o problema do lixo? (Como posso contribuir para diminuir a produção de lixo na escola, na minha casa, no meu bairro? O que fazer com  o lixo reciclável? Como separar?; Por que trazer o lixo reciclável para o CIE?) (Fernanda e Mariana Bataglin - 3º ano do Ensino Médio). Fechamento.

0 comentários:

Postar um comentário