PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

23 de agosto de 2010

VESTIBULAR

VESTIBULAR
Assista ao filme e confira o que diz o professor Platão Savioli sobre a dissertação do Enem - confira também outras dicas da Revista "Veja" em Enem - Dicas
http://veja.abril.com.br/tema/enem-2010
Livros/resumos/análises
- "Memórias de um Sargento de Milícias"; ouça podcast clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u28.jhtm
-"Vidas Secas" de Graciliano Ramos  ouça podcast clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u34.jhtm
- "O Cortiço" de Aluízio de Azevedo - ouça podcast - i]clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u32.jhtm
- "A Cidade e as Serras" de Eça de Queirós clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u33.jhtm
- "Dom Casmurro" de Machado de Assis - clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u31.jhtm
- "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente -clique emhttp://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u31.jhtm
- "Iracema" de José de Alencar - clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u30.jhtm
- Antologia Poética de Vinícius de Moraes clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2773u36.jhtm
 SIMULADO FUVEST 2007 - online com respostas corretas e porcentagem de acertos




O Mundo Vestibular criou um simulado completo e interativo do Vestibular Fuvest 2007. Através do simulado Fuvest 2007 você pode se preparar para a prova da Fuvest e testar seus conhecimentos para o próximo vestibular. ck]lique no link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/118/1/SIMULADO-FUVEST-2007/Paacutegina1.html
E boa sorte.

Resolva as questões de simulados online - as provas são antigas, mas sempre vale a pena! clique em: http://www.estudantes.com.br/simulado/default.asp


02/09/2010 - 10h52 / Atualizada 02/09/2010 - 10h55
Ver dicas de português em http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/
Prepare-se para a prova de Português com o resumo da disciplina: Clique em http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/linguaportuguesa.jhtm

UFRGS recebe inscrições para o vestibular 2011 a partir desta quinta-feira

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) abre nesta quinta-feira (2) as inscrições para o processo seletivo 2011. Os interessados devem se inscrever no www.vestibular.ufrgs.br, até as 23h59 do dia 3 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 100.
No total, são oferecidas 5.018 vagas. Confira a partir da página 21 do manual do candidato a distribuição dessas vagas por curso, semestre e sistema de ingresso.
A Coperse (Comissão Permanente de Seleção) disponibilizará computadores e acesso à internet para os candidatos realizarem a inscrição, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no seguinte endereço:
::Rua Ramiro Barcelos, 2574
Portão K – Bairro Santa Cecília::
Os locais de prova serão divulgados a partir de 06 de dezembro. As provas serão aplicadas de 9 a 12 de janeiro de 2011, a partir das 8h30, em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. A duração dos exames será de 4h30.
Os vestibulandos devem optar pelo uso ou não do resultado das provas objetivas do Enem (ExamNacional do Ensino Médio) 2010 para a composição da nota.
Os candidatos aos cursos de artes visuais (bacharelado e licenciatura), música, teatro e teatro (licenciatura) deverão fazer provas de habilitação específica, que serão aplicadas somente em Porto Alegre, entre os dias 13 e 22 de outubro.
O resultado final do vestibular deve ser divulgado até 24 de janeiro. Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da universidade.

Inscrições para vestibular da Unicamp começam nesta segunda

     As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão abertas a partir desta segunda-feira e vão até 8 de outubro. O formulário de inscrição está disponível no site da Comvest. A taxa de inscrição custa 120 reais.
     O Vestibular Unicamp 2011 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e fica disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest também a partir desta segunda.
     O processo deste ano apresenta algumas mudanças. Na primeira fase, o candidato deverá escrever três textos de gêneros diversos. O número de questões passará de 12 dissertativas para 48 de múltipla escolha.     
       Essas questões serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento - 12 questões de Matemática; 18 de ciências humanas e artes; e 18 de ciências da natureza. A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro dias.
Serão aplicadas três provas de 24 questões dissertativas, realizadas durante três dias consecutivos. No 1º dia, haverá 12 questões de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia - 18 de ciências humanas e artes e 6 de língua inglesa; 3º dia - 24 questões na área de ciências da natureza.
    A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas a cada dia de prova. O acesso aos locais de provas será permitido até as 13 horas, tanto na primeira quanto na segunda fase, sendo que a recomendação da Comvest é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

(Com Agência Estado)

UFT disponibiliza 25% das vagas do vestibular 2011 pelo Sisu

 A UFT (Universidade Federal do Tocantins) irá oferecer 25% das vagas de cada curso do processo seletivo 2011 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação). No total são ofertadas 1.620 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2010.
O curso de arquitetura e urbanismo será o único que não terá vagas disponíveis pelo Sisu, os interessados nesta graduação devem realizar, exclusivamente, o vestibular tradicional.
Para participar do Sisu, os candidatos devem realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, que serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro, e aguardar as informações sobre a seleção, que serão divulgadas no http://enem.inep.gov.br/.
Veja como as demais universidades federais usarão a nota do Enem 2010:

Confira  um mapa disponível no site  http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2010/08/23/uft-disponibiliza-25-das-vagas-do-vestibular-2011-pelo-sisu.jhtm     com todas as informações sobre quais faculdades aderiram ao exame do Enem - clipe no ponto e entre no site para compreender como cada uma fez tal adesão.  busque essas informações necessárias. Não quero ver ninguém chorando o leite derramado. "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"


Vestibular tradicional


As inscrições para o vestibular tradicional da UFT serão realizadas entre os dias 1 de setembro e 5 de outubro. Os locais de prova serão divulgados a partir de 19 de outubro e os exames serão aplicados em 14 de novembro. A primeira chamada está prevista para 21 de dezembro.

Fuvest


02/08 – Manual do Candidato FUVEST 2011 disponível para consulta no site www.fuvest.br.
27/08 – Início do período de inscrições, pela internet, no Vestibular FUVEST 2011.
10/09 – Último dia para inscrição, pela internet, no Vestibular FUVEST 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - VER SITE-
Inscrições na Internet: 03/08/2010 a 31/08/2010
Inscrições de isentos: 04/05/2010 a 13/05/2010
Inscrições do Enem: 21/06/2010 a 16/07/2010 (prova do Enem)


Veja no manual do candidato como esse vestibular usa a nota do Enem

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) recebe até o dia 20 de setembro, inscrições para o Vestibular 2011.


Neste vestibular a UFPR ofertará quatro novos cursos:Agronomia no Campus de Palotina, Informática Biomédica, Tecnologia em Gestão Pública e Terapia Ocupacional noturno, que vinha sendo oferecido apenas para o período diurno. Serão 5.540 vagas mas como a UFPR adotou 10% das suas vagas para o SISU - Sistema de Seleção Unificada do Mínistério da Educação, as ofertas da UFPR caem para 5.016. O restante será aprovado pelo SISU. A nota final do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio também será considerada.
A taxa de inscrição será de R$ 80,00 e poderá ser paga em qualquer banco. Os estudantes treineiros, aqueles que não terminaram o ensino médio e vão fazer vestibular como experiência, a taxa será de R$ 79,00.
As inscrições devem ser feitas pelo site: www.nc.ufpr.br, endereço em que também é possível imprimir o edital com todas as orientações do concurso.


DATAS - A primeira fase do vestibular será dia 14 de novembro, um domingo, das 14 às 19 horas e a segunda etapa, dias 5 e 6 de dezembro, também das 14 às 19 horas. Mas os alunos que optarem pelo curso de Música, farão um prova de habilidade específica, dia 10 de outubro.


ALTERAÇÕES DO CONCURSO - Os novos critérios com a implantação de parte do Sisu e também com o Enem serão explicados pelos coordenadores do Núcleo de Concursos em palestras nos três dias da feira em dois horários, às 9 e às 14 horas.
Mais informações: http://www.nc.ufpr.br/

Vestibular 2011


Unifesp abre inscrições para o processo seletivo nesta 4ª

Os interessados em se candidatar a uma vaga nas carreiras com duas fases do vestibular 2011 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) podem se inscrever no processo seletivo a partir desta quarta-feira. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e devem ser feitas pelo site da Fundação Vunesp, responsável pelo exame.
     A taxa de inscrição é de 80 reais e as provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O aluno que se inscrever deverá ter em mãos o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a primeira fase do vestibular da Unifesp foi substituída pelo exame, que acontece entre os dias 6 e 7 de novembro.
      Os 15 cursos disponíveis com duas fases são para as cidades de São Paulo (Ciências Biológicas, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina), Diadema (Ciências Biológicas e Engenharia Química) e Guarulhos (Letras , com opção de bacharelado ou licenciatura em português, inglês, espanhol ou francês). São oferecidas 628 vagas, sendo 572 pelo sistema universal e 56 pelo sistema de cotas (vagas destinadas a candidatos negros, pardos ou indígenas, e que tenham cursado o ensino médio em escola pública municipal, estadual ou

Alongamento ajuda a enfrentar maratona de provas de vestibular; confira exercícios
Ana Okada

     Para encarar a maratona de vestibulares que começa neste fim de semana com a prova da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e segue pelos próximos, com provas da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o corpo tem que estar preparado. A fisioterapeuta Thaís Capeletti explica que a grande dificuldade para o corpo nesses exames é aguentar o longo tempo sentado: "as pessoas têm diferentes tamanhos e biotipos e terão que ficar num mesmo tipo de cadeira, que não dá confortabilidade e não tem ajuste".
Veja 11 sugestões de alongamentos para fazer antes e depois da prova
    Respiração correta e alongamento prévio preparam o corpo e também deixam a pessoa mais tranquila, "mais preparada para tomar decisões mais corretas"
     O alongamento e a postura correta ao sentar são as grandes "armas" que podem preparar o corpo para aguentar toda a pressão que será exercida sobre o corpo, pois evita as indesejadas dores. As áreas mais atingidas quando permanecemos sentados durante muito tempo são o pescoço e a região lombar, localizada no final das costas.
      "A respiração correta e o alongamento prévio preparam o corpo e também deixam a pessoa mais tranquila", diz a fisioterapeuta. Essa é a condição ideal para fazer a prova, pois, de acordo com Hanna Antunes, do Centro de Estudos de Psicobiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), quanto mais o estudante estiver relaxado, "mais estará preparado para tomar decisões mais corretas".
Antes da prova
    Para se preparar, o estudante pode fazer um alongamento das pernas antes de se sentar, da seguinte forma: de pé, o candidato deve curvar o tronco para frente, levando as mãos em direção aos pés, sem forçar a coluna. "O objetivo não é forçar, mas alongar a musculatura de trás da coxa, para preparar o estudante para ficar sentado por muito tempo", diz Thaís.
    Antes de sentar para o início do exame, a fisioterapeuta também recomenda que o estudante dê uma boa espreguiçada, boceje, estique o corpo e respire fundo. Ao sentar-se, a fisioterapeuta recomenda o alongamento dos braços: eles devem ser projetados para a frente do corpo, com os dedos entrelaçados e as palmas das mãos viradas para fora.
    Depois dos braços, é a vez de alongar o pescoço: o candidato deve fazer movimento circular com a cabeça de um lado para outro. Depois, deve jogar o queixo para o teto e a cabeça para trás. "Esse movimento tira o peso do ombro e evita dor no pescoço", diz Thaís. Os punhos e os dedos também devem ser alongados.
    Postura
    É importante sentar-se com a postura o mais reta possível, para evitar dores na região lombar. Thaís explica que manter as costas retas é melhor do que sentar-se de maneira relaxada pois esta posição, apesar de ser mais confortável, acaba trazendo mais dores depois.
  A fisioterapeuta também aconselha: "Depois de 1h30 o estudante tem que espreguiçar e mudar de posição. Quando nos esticamos, nutrimos melhor os músculos e isso também oxigena o cérebro. O raciocínio fica melhor", diz.
Depois da prova
    Ao final da prova, quando o candidato pode estar muito tenso, é recomendado que ele faça exercícios pendulares, elevando um braço para cima e calmamente e abaixando-o, alternando esse movimento com o outro braço.
    Depois disso, ele pode alongar as pernas: de pé, deve dobrar a perna para trás e segurar o pé, sem puxá-lo muito, em direção aos glúteos. O alongamento do resto do corpo também deve ser repetido.


Retirado do site da UOL

Relaxe sem culpa, veja filmes e estude. 
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/28/ult1811u233.jhtm 

Entenda as competências avaliadas na redação do Enem

Nilma Guimarães*
Especial para o UOL


     O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema. É automaticamente desconsiderada para correção pela banca avaliadora a redação que se afastar do tema proposto ou for de encontro aos direitos humanos e à cidadania.
     São cinco as competências avaliadas na prova de redação, conforme se verifica a seguir:
1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Você não precisa escrever como Machado de Assis ou Gilberto Dimenstein! Porém, é necessário demonstrar um conhecimento mínimo de regras básicas de escrita na nossa língua, supostamente aprendidas em 11 anos ou mais de escolaridade.
     Por exemplo, atentar para a pontuação é essencial, pois uma vírgula ou ponto final no lugar errado pode comprometer o sentido do seu texto e dificultar a compreensão por parte do leitor (no caso, o avaliador da banca de correção). Além do sentido, é importante lembrar que o respeito às normas gramáticas, ainda que não seja o requisito mais importante na construção do sentido do texto, demonstra algum grau de conhecimento a respeito da língua e isso pode contar a seu favor.
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    A compreensão da proposta de redação já é o primeiro passo para que você possa se sair bem na prova, uma vez que o desenvolvimento do tema apresentado torna-se muito mais tranqüilo e não há o risco de seu texto ser desconsiderado pela banca de correção. Além disso, é preciso lembrar de que se trata de um texto em prosa (ou seja, você não pode escrever um poema), do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente.
     Para isso, é essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, uma vez que se torna muito mais difícil elaborar um texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância da leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
     Não basta apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se você não for capaz de selecionar, dentre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto.
    Ademais, além de uma seleção criteriosa de dados, informações e argumentos, é primordial saber organizar as idéias a partir deles e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto.
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação
    Além da seleção adequada dos argumentos, conforme ressaltado no item anterior, faz-se necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Para isso, é fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.
   É preciso, ainda, saber utilizar um repertório lingüístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. Isso não significa, em hipótese alguma, valer-se, de maneira desenfreada, de termos e/ou expressões considerados mais rebuscados ou eruditos a fim de impressionar a banca de correção.
   Lembre-se de que os membros dessa banca são professores de português e já estão bastante acostumados às táticas e "truques" dos candidatos. De nada adianta valer-se desse tipo de artifício para impressioná-los. Assim, é fácil perceber que o vocabulário escolhido deve ser simples e direto e atender aos objetivos do texto.
     5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
     Partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.
     Ademais, embora seja muito difícil que isso ocorra - até porque muitas formas de preconceitos e/ou desrespeito aos valores humanos recebem hoje algum tipo de sanção legal -, é aconselhável cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões consideradas o calcanhar-de-aquiles das sociedades contemporâneas. Por exemplo, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie.
    A razão é óbvia: idéias e/ou concepções retrógradas e pouco ortodoxas acerca desses temas vão contra as muitas conquistas, sociais, políticas e culturais sedimentadas depois de décadas ou até mesmo séculos de luta por justiça social e respeito à integridade humana.


* Nilma Guimarães é formada em letras clássicas e vernáculas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Cursa o mestrado em educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de metodologia do ensino de língua portuguesa. Site da UOL, acesso em 27 de agosto de 2010.


























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