PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

20 de agosto de 2010

CARTA ABERTA

Um gênero de natureza argumentativa utilizado quando um grupo de pessoas – às vezes reunidas em associações, sindicatos, comunidades de bairro, Igreja, entidades estudantis, etc. – deseja manifestar publicamente sua opinião a respeito de um problema.

Com a carta, geralmente, pretende-se conscientizar pessoas, governantes, entidades a respeito do problema e mobilizá-los com o intuito de resolvê-lo, além de conquistar o apoio da população em geral.

CARACTERÍSTICAS DA CARTA ABERTA:
texto de intenção persuasiva, que denuncia um problema, pretendendo conscientizar pessoas e entidades a respeito dele;
objetiva também mobilizar interessados para que sejam encontradas soluções;
estrutura formada por título, que identifica o destinatário; denúncia e análise do problema; reivindicação de medidas que solucionem o problema, fundamentada por argumentos; eventualmente por uma conclusão que seja síntese das idéias, ou um conjunto de sugestões;
com assinatura, identificação das pessoas, grupos ou entidades responsáveis pela carta;
local e data facultativos;
linguagem de acordo com o padrão culto formal;
verbos predominantemente no presente do indicativo;
uso dos pronomes de tratamento de acordo com o cargo ocupado pelo interlocutor;
os autores podem se colocar pessoalmente, em 1ª pessoa, ou de forma impessoal, em 3ª pessoa

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