História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard: O que é História das Coisas ? Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
Sou professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio Integrado em Química, Secretariado e Alimentos do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Rondonópolis-MT e pretendo registrar neste blog trabalhos realizados em sala de aula com base na proposta de gêneros textuais, a partir de temas geradores.
PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS
2011: Mais um ano letivo pela frente.
Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema.
O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania.
Aguardem!!
“Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana.
menos lixo significa ter...
mais qualidade, menos quantidade;
mais cultura, menos símbolos de status;
mais esporte, menos material esportivo;
mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado;
mais animação,
menos tecnologia de diversão;
mais carinho,
menos presente...
(Gilnreiner, 1992)
0 comentários:
Postar um comentário