Olá, Pessoal, sobretudo os alunos do terceiro ano!!!
Chegado o momento... e agora?? Estou diante da proposta de redação. O que fazer??
PASSOS A SEGUIR
1) Devemos ler, analisar e interpretar cuidadosamente os textos da coletânea. A fuga ao tema implica zerar a prova de redação;
Levantado o tema; delimite-o e elabore uma tese (uma declaração – opinião – a ideia central, o tópico frasal, o carro-chefe) - que vai ser comprovada, fundamentada.
2) Levantamento de ideias
A melhor maneira de levantar ideias sobre o tema é a autoindagação. Transforme a tese, mentalmente, numa pergunta e, a partir daí, no desenvolvimento, tente responder, comprovar o que foi afirmado na tese ).
A tese, inserida na introdução, orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; é o período mestre, que contém a frase-chave. A tese dirige a atenção do leitor para o tema central, ajudando-o a não perder o fio da meada do raciocínio. Tem o potencial de gerar ideias-filhote; é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos).
Assim, a tese é o seu ponto de vista (sua opinião) a respeito de determinado assunto e ponto de partida para você comprová-la com argumentos sólidos, verídicos e sustentáveis.
A tese, inserida na introdução, orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; é o período mestre, que contém a frase-chave. A tese dirige a atenção do leitor para o tema central, ajudando-o a não perder o fio da meada do raciocínio. Tem o potencial de gerar ideias-filhote; é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos).
Assim, a tese é o seu ponto de vista (sua opinião) a respeito de determinado assunto e ponto de partida para você comprová-la com argumentos sólidos, verídicos e sustentáveis.
3) Um momento para as ideias de assentarem
Siga sua intuição. Eu, particularmente, gosto de suspender a atividade por alguns instantes, ocupando-me na resolução de outras provas. Agindo assim, além de espairecermos um pouco a cabeça, podemos ganhar tempo para obter outras ideias, enquanto faz as outras provas, e estarmos mais preparado para perceber alguns desvios de raciocínio que passariam despercebidos.
04. Revisão e acabamento (antes de passar a limpo)
Faça uma cuidadosa revisão do rascunho e as devidas correções; leia o texto como se ele estivesse sido escrito pelo seu mais ferrenho inimigo – a criticidade costuma aumentar! rrrss
05. Versão definitiva
Passe a limpo para a versão definitiva, sem qualquer desespero. Mantenha a calma, mas não seja acomodado.O tempo é precioso.
06. Elaboração do título
O título deve ser urna frase curta condizente com a essência do tema. Costumo dizer que o bom título é aquele que remete o autor para a tese defendida.
Não deixe de você mesmo(a) fazer a seguintes perguntas:
O meu texto:
· apresenta Introdução (breve contextualização + a tese), Desenvolvimento (exposição/argumentação, detalhamento) e Conclusão (retomada da tese, proposta de sugestão de solução do problema)? Há demonstração de capacidade de raciocínio e visão de mundo?
· Apresenta verbos impessoais – 3ª pessoa do singular? (A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é mais rígida que a de artigos, crônicas, editoriais. Estes últimos, apesar de serem também textos de opinião, permitem uma maneira mais informal).
· As ideias-núcleo dos parágrafos estão bem desenvolvidas, bem fundamentadas? (E não se esqueça de que todas devem estar “trabalhando”para comprovar a tese anunciada lá na introdução).
· Os argumentos são convincentes? Os fatos são comprovados com base nos conhecimentos adquirido ao longo de sua formação escolar e fontes culturais diversas?
Evite:
· adjetivações descabidas: “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.;
· frases feitas e expressões cristalizadas, a palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral, o uso do “etc.” e as abreviações.
· aspas no título e nem palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
· enchimento de linguiça. Explicações em rodeio demonstram falta de conhecimento sobre o assunto. Além disso, uma das qualidades da boa redação é a progressão textual. O leitor, depois de ler seu texto, deve sentir-se satisfeito porque aprendeu com ele.
· repetição de idéias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), períodos incompletos,falta de concatenação de ideias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
· construção de parágrafos prolixos ou muito curtos.
· parágrafos fragmentados, - forma primária de construção.
E mais uma vez: A argumentação utilizada responde ao que se propôs defender na tese? (Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia).
Bom-senso é sempre a melhor opção!
Veja um modelo considerado acima da média. De acordo com a última proposta em sala de aula, a aluna Aline Braga, depois de ler a proposta, partiu do seguinte raciocínio:
Tema: As tecnologias de Comunicação
Delimitação do Tema: A influência das tecnologias de comunicação no comportamento contemporâneo
Tese: A influência direta, sobretudo das redes sociais, sobre os modos de agir e pensar dos internautas revela uma nova tendência acerca do convívio social.
A partir desta tese, a aluna compôs seu texto que dividi em partes para ficar mais fácil de compreender o processo da composição:
A partir desta tese, a aluna compôs seu texto que dividi em partes para ficar mais fácil de compreender o processo da composição:
Introdução: breve contextualização do tema com a inserção da tese (ponto de vista a ser defendido no desenvolvimento). Veja como ela articulou a tese na introdução.
Equilíbrio e sensatez na internet
As tecnologias de comunicação promovem a conexão com o mundo. Constituem ferramentas criadas para estabelecer elos entre diversas pessoas, culturas e informações, viabilizando o acesso ao processo de globalização. Apesar desses benefícios, internautas que se dobram aos encantamentos dessas ferramentas, sobretudo aos das redes sociais, têm sido influenciados negativamente nos seus modos de pensar e agir. Com isso, vai se desenhando um quadro psicológico negativo de estresse e dificuldade de relacionamentos sociais no comportamento contemporâneo.
Desenvolvimento: seleção dos argumentos que defendem a tese expressa na introdução – com detalhamentos necessários ao convencimento do leitor . Veja a articulação que fez entre as ideias dos parágrafos:
– Argumento 1
– Argumento 1
Dentre as influências decorrentes do mau-uso da tecnologia, pode-se destacar a da onda do anonimato, por meio da qual, usuários de computadores, mal-intencionados, promovem atos antiéticos e imorais, seja invadindo a privacidade de alguém, como no caso da pedofilia, ou praticando o cyberbullying –maneira de denegrir, ameaçar, humilhar o outro pelo computador. Evidentemente, essa prática de comportamento é própria daqueles que, por já possuírem um desvio de conduta, veem na ferramenta uma forma de destilar o mal sem tirar suas máscaras. De qualquer forma, é um mal que tem se proliferado nas redes sociais.
Desenvolvimento: seleção dos argumentos que defendem a tese expressa na introdução – com detalhamentos necessários ao convencimento do leitor . Perceba os elementos de coesão com que ela vai "amarrando" as ideias.
– Argumento 2
– Argumento 2
Outra influência negativa no comportamento contemporâneo é o distúrbio psiquiátrico, conhecido como “internet-dependência”ou “internet-compulsão”, que tem sido cada vez mais frequente, sobretudo, entre os jovens internautas. Estima-se que entre 6 e 10% dos aproximadamente 189 milhões de americanos usuários do computador padecem desse mal. Os efeitos deste vício estão relacionados principalmente à insegurança, à impaciência e à reclusão social que, por sua vez, podem interferir no humor e nas relações interpessoais, inclusive com os familiares. Exemplo disso é o da britânica Jemma Pixie Hixon que, apesar do sucesso como cantora, só consegue desfrutar a fama alcançada, na rede, protegida pelas paredes de sua casa, porque tem medo de sentir medo do público.
Conclusão: fechamento do texto com retomada à tese e alguma proposta de solução para o problema
Assim, uma ferramenta de intercâmbio social e cultural, debate e divulgação de ideias e de conhecimentos, transformou-se numa válvula de escape para aqueles que não conseguem controlar impulsos insanos. Alguns fazem isso, expondo-se demais; outros entregam-se ao isolamento social e, ainda, há os que o fazem, cometendo práticas indecentes e criminosas. É papel da família, do Estado e da sociedade educar o indivíduo, desde a infância, para lidar com suas dificuldades interiores para que ele, mais tarde, possa contribuir com a construção de uma sociedade sadia. Isso só é possível quando se lhe ensinam virtudes essenciais, como equilíbrio e bom-senso, capazes de o livrar de interferências negativas de comportamento, advindas de deslumbramentos diante de quaisquer novidades.
Ver link com possíveis temas para redação deste ano -2011
http://enem2011.guiadoestudante.abril.com.br/grupo-de-estudo/topico?id=1990
Ver link com possíveis temas para redação deste ano -2011
http://enem2011.guiadoestudante.abril.com.br/grupo-de-estudo/topico?id=1990
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