PROJETO MEIO AMBIENTE: CULTIVO DO HÁBITO DO USO DOS 5 rS

2011: Mais um ano letivo pela frente. Em 2010, realizamos com bastante êxito o projeto Gêneros Textuais (orais e escritos), objetivando conhecer, analisar e produzir textos ligados aos Valores Humanos. Neste ano, 2011,a proposta dos gêneros visa desenvolver habilidades e potencialidades relacionadas ao respeito pelo MEIO AMBIENTE, sobretudo à prática ao uso dos 5Rs (Respeitar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar). Por isso, abri um página - MEIO AMBIENTE - só com textos que discorrem sobre o tema. O IFMT campus Rondonópolis não pode prescindir, num momento de agonia do planeta, do seu papel de construção de cidadania. Aguardem!! “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. menos lixo significa ter... mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente... (Gilnreiner, 1992)

13 de outubro de 2011

REDAÇÃO ENEM 2011!!! VER DICAS

Olá, Pessoal, sobretudo os alunos do terceiro ano!!!
Chegado o momento... e agora?? Estou diante da proposta de redação. O que fazer??


PASSOS A SEGUIR

1) Devemos ler, analisar e interpretar cuidadosamente os textos da coletânea. A fuga ao tema implica zerar a prova de redação;
Levantado o tema; delimite-o e elabore uma tese (uma declaração – opinião –  a ideia central, o tópico frasal, o carro-chefe) -  que vai ser comprovada, fundamentada.

2) Levantamento de ideias
A melhor maneira de levantar ideias sobre o tema é a autoindagação. Transforme a tese, mentalmente, numa pergunta e, a partir daí, no desenvolvimento, tente responder, comprovar o que foi afirmado na tese ).
A tese, inserida na introdução, orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; é o período mestre, que contém a frase-chave. A tese dirige a atenção do leitor para o tema central,  ajudando-o a não perder o fio da meada do raciocínio. Tem o  potencial de gerar ideias-filhote; é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos).
Assim, a tese é o seu ponto de vista (sua opinião) a respeito de determinado assunto e ponto de partida para você comprová-la com argumentos sólidos, verídicos e sustentáveis.
 
3) Um momento para as ideias de assentarem
Siga sua intuição. Eu, particularmente, gosto de suspender a atividade por alguns instantes, ocupando-me na resolução de outras provas. Agindo assim, além de espairecermos um pouco a cabeça, podemos ganhar tempo para obter outras ideias, enquanto faz as outras provas, e estarmos mais preparado para perceber alguns desvios de raciocínio que passariam despercebidos.

04. Revisão e acabamento (antes de passar a limpo)
Faça uma cuidadosa revisão do rascunho e as devidas correções; leia o texto como se ele estivesse sido escrito pelo seu mais ferrenho inimigo – a criticidade costuma aumentar! rrrss

05. Versão definitiva
Passe a limpo para a versão definitiva, sem qualquer desespero. Mantenha a calma, mas não seja acomodado.O tempo é precioso.
 
06. Elaboração do título
O título deve ser urna frase curta condizente com a essência do tema. Costumo dizer que o bom título é aquele que remete o autor para a tese defendida.

Não deixe de você mesmo(a) fazer a seguintes perguntas:

O meu texto:
·         apresenta Introdução (breve contextualização + a tese), Desenvolvimento (exposição/argumentação, detalhamento) e Conclusão (retomada da tese, proposta de sugestão de solução do problema)? Há demonstração de capacidade de raciocínio e visão de mundo?
·          Apresenta verbos impessoais – 3ª pessoa do singular? (A estrutura do texto dissertativo-argumentativo é mais rígida que a de artigos, crônicas, editoriais. Estes últimos, apesar de serem também textos de opinião, permitem uma maneira mais informal).
·          As ideias-núcleo dos parágrafos estão bem desenvolvidas, bem fundamentadas? (E não se esqueça de que todas devem estar “trabalhando”para comprovar a tese anunciada lá na  introdução).
·         Os  argumentos são convincentes? Os  fatos são comprovados com base nos conhecimentos adquirido ao longo de sua formação escolar e fontes culturais diversas?
Evite:
·   adjetivações descabidas:  “belo”, “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”,“pobre”, “rico” etc.;
·   frases feitas e expressões cristalizadas,  a palavra “coisa”, gírias e vícios da linguagem oral, o uso do “etc.” e as abreviações.
·   aspas no título e nem palavras estrangeiras com correspondência na língua portuguesa: hippie, status, dark, punk, laser, chips etc.
·   enchimento de linguiça. Explicações em rodeio demonstram falta de conhecimento sobre o assunto. Além disso, uma das qualidades da boa redação é a progressão textual. O leitor, depois de ler seu texto, deve sentir-se satisfeito porque aprendeu com ele.
·   repetição de idéias, falta de clareza, construções sem nexo (conjunções mal empregadas), períodos incompletos,falta de concatenação de ideias nas frases e nos parágrafos entre si, divagação ou fuga ao tema proposto.
·  construção de parágrafos prolixos ou muito curtos.
·  parágrafos fragmentados, - forma primária de construção.

 E mais uma vez: A argumentação utilizada responde ao que se propôs defender na tese?  (Se você eventualmente encerrar o texto com uma interrogação, esta pode estar corretamente empregada desde que a argumentação responda à questão. Se o texto for vago, a interrogação será retórica e vazia).

Bom-senso é sempre a melhor opção!

Veja um modelo considerado acima da média. De acordo com a última proposta em sala de aula, a aluna Aline Braga, depois de ler a proposta, partiu do seguinte raciocínio:

Tema: As tecnologias de Comunicação
Delimitação do Tema: A influência das tecnologias de comunicação no comportamento contemporâneo

Tese: A influência direta, sobretudo das redes sociais, sobre os modos de agir e pensar dos internautas revela uma nova tendência acerca do convívio social.
A partir desta tese, a aluna compôs seu texto que dividi em partes para ficar mais fácil  de compreender o processo da composição:

 
Introdução: breve contextualização do tema  com a inserção da tese (ponto de vista a ser defendido no desenvolvimento). Veja como ela articulou a tese na introdução.

Equilíbrio e sensatez na internet
As tecnologias de comunicação promovem a conexão com o mundo. Constituem ferramentas criadas para estabelecer elos entre diversas pessoas, culturas e informações, viabilizando o acesso ao processo de globalização. Apesar desses benefícios, internautas que se dobram aos encantamentos dessas ferramentas, sobretudo aos das redes sociais, têm sido influenciados negativamente nos seus modos de pensar e agir. Com isso, vai se desenhando um quadro psicológico negativo de estresse e dificuldade de relacionamentos sociais no comportamento contemporâneo.

Desenvolvimento: seleção dos argumentos que defendem a tese expressa na introdução – com detalhamentos necessários ao convencimento do leitor . Veja a articulação que fez entre as ideias dos parágrafos:
Argumento 1
Dentre as influências decorrentes do mau-uso da  tecnologia, pode-se destacar a da onda do anonimato, por meio da qual, usuários de computadores, mal-intencionados, promovem atos antiéticos e imorais, seja invadindo a privacidade de alguém, como no caso da pedofilia, ou praticando o cyberbullying –maneira de denegrir, ameaçar, humilhar o outro pelo computador. Evidentemente, essa prática de comportamento é própria daqueles que, por já possuírem um desvio de conduta, veem na ferramenta uma forma de destilar o mal sem tirar suas máscaras. De qualquer forma, é um mal que tem se proliferado nas redes sociais. 

Desenvolvimento: seleção dos argumentos que defendem a tese expressa na introdução – com detalhamentos necessários ao convencimento do leitor . Perceba os elementos de coesão com que ela vai "amarrando" as ideias.
Argumento 2
Outra influência negativa no comportamento contemporâneo é o distúrbio psiquiátrico, conhecido como “internet-dependência”ou  “internet-compulsão”, que tem sido cada vez mais frequente, sobretudo, entre os jovens internautas.  Estima-se que entre 6 e 10% dos aproximadamente 189 milhões de americanos usuários do computador padecem desse mal. Os efeitos deste vício estão relacionados principalmente à insegurança, à impaciência e à reclusão  social que, por sua vez, podem interferir no humor e nas relações interpessoais, inclusive com os familiares. Exemplo disso é o da  britânica Jemma Pixie Hixon que, apesar do sucesso como cantora, só consegue desfrutar a fama alcançada, na rede, protegida pelas paredes de sua casa, porque tem medo de sentir medo do público.

Conclusão: fechamento do texto com retomada à tese e alguma proposta de solução para o problema

Assim, uma ferramenta de intercâmbio social  e cultural, debate e divulgação de ideias e de conhecimentos, transformou-se numa válvula de escape para aqueles que não conseguem controlar impulsos insanos.  Alguns fazem isso, expondo-se demais; outros entregam-se ao isolamento social e, ainda, há os que o fazem, cometendo práticas indecentes e criminosas. É papel da família, do Estado e da sociedade educar o indivíduo, desde a infância, para lidar com suas dificuldades interiores para que ele, mais tarde, possa contribuir com a construção de uma sociedade sadia. Isso só é possível quando se lhe ensinam virtudes essenciais, como equilíbrio  e bom-senso, capazes de o livrar de interferências negativas de comportamento, advindas de deslumbramentos diante de quaisquer novidades.

Ver link com possíveis temas para redação deste ano -2011
http://enem2011.guiadoestudante.abril.com.br/grupo-de-estudo/topico?id=1990


0 comentários:

Postar um comentário